Roses da Provence

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 9 de março de 2018 às 10:25
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 13:54
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

No mês da mulher, vamos falar dos roses da Provence, vinhos leves e delicados com personalidade marcante.

Provence ,região situada no sudeste da França, onde se produz os melhores roses da França e ainda é considerada a região vinícola mais antiga deste país.

Sim… a região dos lindos campos de lavanda é uma grande produtora de vinhos.

Com base nas uvas Cinsault e Grenache, os roses da Provence são refrescantes, frutados com aromas florais e devem ser degustados gelados enquanto jovens, o que não quer dizer que são doces. Esta região é conhecida mundialmente por seus vinhos roses secos.

A produção dos roses somam 90% do total, deixando 7% para os tintos e 3% para os brancos.

A denominação de Origem Controlada, Côtes de Provence, atesta a qualidade dos vinhos, mas não os padroniza. Devido ao longo território, a topografia variada e as diferenças climáticas, encontramos uma grande diversidade de aromas e sabores.

Os tintos apesar de terem uma produção pequena, estão se mostrando como acima da média, o que deve incentivar a produção e o interesse do mercado. Neste caso são cortes das uvas Shiraz, Cabernet Sauvignon e Mouvèdre.

Os maiores consumidores dos roses são os próprios franceses, sendo que quase a metade é consumido na própria região.

O vinho que foi considerado por muito tempo de baixa qualidade e com paladar fraco, hoje tem sua qualidade reconhecida, aparece entre os grandes vinhos e seus consumidores só aumentam.

E você, já degustou um bom vinho rose? 


+ zero