Por aqui…

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 29 de novembro de 2015 às 13:14
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 13:59
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

POETA E COMPOSITOR COM ALMA FRANCANA

Nascido em Santa Branca, criado em Jacareí, trouxe corpo e alma pra se fixarem em Franca. Aqui informou-se, formou-se e formou um dos mais largos círculos de amizade e admiradores que conheço. Advogado por profissão, poeta e compositor por paixão e convicção, JOSÉ ANDRADE PIRES é membro da Academia Francana de Letras. Muito caprichoso em tudo o que faz, Andrade juntou e publicou num livro, em 2003, todas as suas letras,ritmos, melodias e harmonias, contando com a participação dos mestres José Claret Mendonça (infelizmente, já partiu) e Luís Carlos dos Santos que passaram pra pauta musical a obra do grande amigo. Não bastasse isso, chamou um punhado de amigos músicos  e  botou num CD , 13 dessas criações. Tive a honra de interpretar 5 delas :”Canto de Aprendiz “(título do livro e do CD), “Três Colinas” (dele e Walter Chimello), “Felicidade” (dele, Chimello, Carlos Roberto e Bassalo), “Frustração” (dele e Chimello) e “Balaio de Gato “, que cantei junto com Natalina.

Veio um segundo disco, “Ópio do Povo”, onde deixei a voz em mais 3 : “Fui”, “Outros Tempos” e “Hipocrisia”. Em ambos os CDs, participaram como arranjadores Laércio de Franca, Maury Gatti e Marcos Prado. Ah, e a capa ( de excelente bom gosto) do 2º, o “Ópio do Povo”, é uma tela do nosso querido e saudoso Rengaw Voss de Menezes.

Agora, recebo com muita alegria, convite pra gorjear no 3º CD que tá nascendo aí. Manda, José !!!

NOMES DA HISTÓRIA MUSICAL

Você, com toda a certeza, já ouviu falar dele. Já ouviu alguma coisa dele, bem como o som do seu violão. Falo de  BADEN POWELL de Aquino , cara que viveu intensamente a música. Nasceu na cidade de Varre-Sai, Estado do Rio de Janeiro, em 1937 e embarcou pro outro lado em 2000. Baden Powell começou a tocar aos 7 anos e é tido e havido como um dos maiores violonistas de todos os tempos. Como compositor, também não é deixado pra trás. Tem muitas obras assinadas juntamente com o compositor Billy Blanco mas uma de suas melhores parcerias foi com o “Poetinha”  Vinícius de Morais e, como intérprete, gravou centenas de canções, entre elas, Samba em Prelúdio, Berimbau, Samba da Bênção, Canto de Xangô, Canto de Ossanha  e muitas outras. A maior parte de seus discos foi gravada na Alemanha, Japão e na França, onde nasceram seus dois filhos, também grandes músicos : Philippe, tecladista e pianista e Louis Marcel, o Badinho , também violonista. Baden é e ainda será por muito tempo,  “o Cara”, em se tratando de violonista brasieiro, continuando a inspirar muita gente boa que vem surgindo por aí. Aqui e lá fora.

TEM  MUITA COISA BOA EM FRANCA E REGIÃO !

Queremos abrir este espaço aqui pra divulgação da arte que é feita por aí, nos palcos e bares da vida, nos estúdios…É só entrar em contato conosco.

SINTONIA

Já se vão 5 anos desde o nº 1 ! Chegamos ao nº 300, no último domingo, dia  dia 22 de novembro. Nosso “BENY CHAGAS MUSIC SHOW”, que vai ao ar pela Mais Brasil FM-101,3 Mhz, de Franca, aos sábados às 9h e aos domingos às 10h; pela rádio do site Franca Notícias.com.br, aos sábados às 11h e aos domingos às 12h e emwww.radionovaip.com.br, de Ribeirão Preto, aos sábados e domingos, às 11h tem como  foco  grandes e imortais clássicos e standards da música universal. Isto quer dizer que tocamos desde big-bands, passando por grandes instrumentistas e intérpretes vocais  do jazz  , R&B e blues de todo o mundo, até consagradas obras da bossa-nova. Tudo isso, com um pouco da história da obra, do autor e do intérprete. Confira e recomende!

POR ORA É SÓ

Leia e espalhe que estamos por aqui. E não abrimos mão de sua companhia!


*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.


+ zero