O que você viveu na sua infância reflete na vida que você tem hoje

  • COACH & LUZ
  • Publicado em 18 de maio de 2022 às 00:15
  • Modificado em 25 de maio de 2022 às 16:14
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Você já parou para pensar quantas coisas carrega ainda hoje daquilo que viveu na infância?
Quais as marcas deixadas pelo que viu, ouviu, sentiu ou viveu?

A infância costuma deixar marcas profundas em nós, principalmente se tiver sido um período com experiências traumáticas, dolorosas, abusivas. E muito do que fazemos, sentimos e pensamos no presente pode ter na infância a sua causa.

Vou te dar alguns exemplos simples: propensão a ter dívidas financeiras, o medo de falar em público, insegurança, baixa autoestima, agressividade, intolerância à frustração, medo de se relacionar, tendência a se envolver com parceiros abusivos…

Esses e outros comportamentos são gerados a partir de experiências como abandono, rejeição, humilhação, bullying, abusos sexual, psicológico ou físico, entre tantas outras situações.

Mas por que a infância deixa tantas marcas?

Porque essa fase é crucial para o nosso desenvolvimento emocional, já que estamos em constante aprendizado. É na infância que moldamos nossa personalidade, que criamos nossos referenciais do que é certo e errado.

Então se você vive em uma ambiente de agressões, desrespeito, por exemplo, crescerá acreditando que isso é normal. Na fase adulta, pode até ser que você não repita os exemplos que teve, mas inconscientemente, atrairá pessoas com esse mesmo padrão de conduta, entendeu? Porque no seu íntimo, você acredita que agressões e desrespeito são coisas normais de qualquer relacionamento – seja amoroso, de amizade, profissional.

Mas como saber se a nossa Criança Interior está ferida?

Veja alguns dos sinais:

Medo de receber críticas; Medo ou vergonha de se expressar em algumas situações; Tendência a esperar que outras pessoas falem primeiro para saber o que é “certo” fazer ou dizer, ou de que forma se posicionar; Colocar-se em situações onde se tenta ajudar ou “salvar” alguém; Dificuldade em dizer “não”; Sentir-se responsável pelas emoções dos outros. Complexo de inferioridade

Esses são apenas alguns exemplos de como a criança interior ferida se expressa.

O que ocorre na maioria das vezes é que não damos a devida atenção para esses sinais. Nossa tendência é descartar ou invalidar essas emoções, como o pai ou a mãe fizeram no passado.

Dessa forma, mantemos o ciclo e nossa Criança Interior permanece não sendo ouvida e se manifestando em momentos de nossa vida adulta em que somos confrontados com experiências que nos remetem a alguma experiência já vivida.

Identificar que somos adultos feridos em nossa infância já é o primeiro passo para buscar a ressignificação.

E existem alguns exercícios que você pode usar para iniciar um processo de resgate de sua Criança Interior e nova interpretação do que viveu.

Por exemplo: Em um lugar tranquilo, respire profundamente, ponha a mão em seu coração, conecte-se com sua criança interior através de memórias de sua infância.

Permaneça por alguns minutos acessando suas memórias infantis. Caso seja difícil pra você lembrar de muitas situações da infância, você pode fazer esse exercício olhando fotos suas quando criança.

Repita então as frases seguintes para sua criança interior:

“Eu estou segura(o) sendo eu mesma(o)”;
“Você está segura(o) agora”;
“Está tudo bem sentir medo, eu estou aqui, entendo seus medos e protejo você”;
“Você não precisa ser o que não é para agradar os outros e eu também não preciso ser assim”;
“Nossos pais são seres humanos feridos também, que podem ter, inconscientemente, projetado seus traumas em nós. É importante perdoá-los”;
“Eu te amo, eu me amo. Nós estamos seguras(os) agora.”
“Olhe para aquela criança e diga: – Você pode se orgulhar da pessoa adulta que me tornei , está tudo bem agora mas eu preciso te deixar.”

Esses exercícios podem gerar muitas emoções, por isso não tenha pressa, faça no seu tempo. Se necessário, pare, respire, reinicie em um outro dia.

Ressignificar questões do passado curar a criança interior é um processo muitas vezes LONGO. É onde aprendemos a ter paciência e aceitação por nós mesmos e por nossa história.

Honre e respeite a sua história com a clareza que você pode ser infinitamente melhor.

Por isso, vale à pena!

Eliana Garrocini

É coach & luz, criadora da metodologia Código CL e ferramentas exclusivas como Ativação do Elo perfeito e os 5 RS do Recomeço.

Trabalha com desenvolvimento pessoal e profissional e o auxílio externo com foco em levar pessoas a acessarem seu potencial infinito!

Mais clareza para a sua história, do propósito à prosperidade!


+