Gratidão: Por que é tão importante exercitá-la?

  • COACH & LUZ
  • Publicado em 25 de maio de 2022 às 15:00
  • Modificado em 25 de maio de 2022 às 15:56
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Eu quero que você seja sincero(a) com você mesmo(a): Você é uma pessoa grata? Grata por sua vida, por suas pequenas e grandes conquistas, por sua família, por sua casa, trabalho, amizades, pela sua saúde, e pelas experiências já vividas, sejam elas boas ou ruins?

Não sei qual foi sua resposta, mas sei que a grande parte das pessoas tem dificuldade de sentir gratidão. Esse sentimento costuma surgir apenas em momentos de alegria, de conquistas, de realizações. Mas e no dia a dia? E em situações de dificuldade? De tristeza? De perdas?

São nesses momentos em que nossa gratidão é testada, sabia? Ser grato e feliz quando tudo vai bem é fácil… Mas e quando não estamos bem?

Ser grato pelas pequenas coisas pode transformar a sua maneira de lidar com as situações difíceis. Para comprovar essa teoria, o psicólogo americano Abraham Maslow atestou, em suas pesquisas, que a gratidão é um elemento essencial para a saúde emocional das pessoas.

Inclusive, uma atitude de “gratidão” reduz também o risco de distúrbios, como depressão maior, transtorno de ansiedade generalizada (TAG) e abuso de drogas. Também ajuda as pessoas a se adaptarem a eventos traumáticos da vida e suas consequências.

Ou seja, existe uma relação positiva entre gratidão e sentimentos de bem-estar. Ouso dizer que uma pessoa grata é, inclusive, mais feliz!

E se você ainda não sabe como desenvolver a gratidão na sua vida, não se preocupe, com algumas atitudes simples, isso é possível.

Quer saber quais são?

Agradeça diariamente por todas as suas conquistas

A correria do dia a dia te deixa cansado(a) e, muitas vezes, sobrecarregado(a), certo? Contudo, quando ela é acumulada com problemas, o seu dia torna-se ainda mais tenso, fazendo com que você se sinta ansioso e preocupado com a situação.

Esse cenário faz com que você deixe de lado as coisas boas. Apesar de alguns dias não serem tão agradáveis, é importante ser grato pelas suas conquistas, por menores que elas sejam.

Além disso, nesse momento, você também precisa lembrar de agradecer pelas pessoas que o cercam porque, sem elas, seria muito mais difícil lidar com os contratempos da sua rotina.

Você também precisa ser grato pela sua saúde, a qual é fundamental para garantir que não precisará abrir mão de conquistar seus sonhos por ter que lutar contra alguma doença séria.

Seja otimista

Quando passamos por momentos difíceis, a tendência é sempre pensar o pior da situação e achar que aquele problema não terá solução. Esse tipo de pensamento só faz com que você se angustie mais e não consiga encontrar uma solução adequada para o caso.

Nesse momento, é preciso ser otimista e lembrar que, apesar das dificuldades, você tem expertise suficiente para solucionar o problema da melhor maneira possível. Ser grato pelas oportunidades que a vida oferece ajuda a ter uma visão mais ampla de determinados cenários, facilitando a tomada de decisão.

Tire momentos para ficar em silêncio

Essa prática permite que você tenha autoconhecimento verdadeiro. Por meio dela será possível liberar o sentimento de gratidão que, com certeza, pode estar trancado dentro de você.

Para fazer isso, é preciso que você, nos momentos de silêncio, ponha o foco apenas em pensamentos bons. Se a sua mente se distrair, traga-a de volta para o seu foco e comece a lembrar de todas as oportunidades que a vida lhe deu, todas as pessoas boas que estão sempre ao seu lado etc.

Mentalize mantras

Mantras são declarações específicas utilizadas para alcançar algum propósito, que pode ser propriedade, cura e gratidão. Eles se baseiam em focar a mente no objetivo escolhido, incitando a reflexão.

As declarações positivas diminuem os sentimentos de estresse e ansiedade, relaxa e acalma a mente, permitindo que você consiga refletir com mais calma sobre as situações da sua vida, desenvolvendo o sentimento de gratidão.

Quer alguns exemplos? Pense, por exemplo: “tenho capacidade suficiente para resolver essa questão”; “Sou muito saudável e grato(a) pelo corpo que tenho”; “Sou muito inteligente e atraio as melhores pessoas e situações para a minha vida”, etc.

Essas são algumas práticas para te ajudar a desenvolver a gratidão. E o exercício da gratidão deve ser diário e ser fortalecido em todas as relações e ambientes – na escola, em casa, no trabalho, com os amigos, nos momentos de lazer…

A gratidão caminha junto com a gentileza, a empatia, a alegria, a afetuosidade, a solução e o bem-estar. Todos ganham, principalmente quem é grato!

Que tal anotar tudo e começar a colocar em prática?

Eliana Garrocini

É coach & luz, criadora da metodologia Código CL e ferramentas exclusivas como Ativação do Elo perfeito e os 5 RS do Recomeço.
Trabalha com desenvolvimento pessoal e profissional e o auxílio externo com foco em levar pessoas a acessarem seu potencial infinito!
Mais clareza para a sua história, do propósito à prosperidade!

+