“Couros” de maça e abacaxi são

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 12 de julho de 2019 às 09:12
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:05
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

as novas alternativas sustentáveis na indústria da moda

​ A moda é uma indústria inovadora e por esse motivos não paramos de ir a procura de algo que realmente tenha razão , existem mulheres de jaleco branco dentro de laboratórios desenvolvendo matérias-primas “do bem”. A empresa americana Bolt Threads, por exemplo, se utilizou da bioengenharia para chegar a uma proteína parecida coma da teia de aranha, que deu origem a uma “seda” (presente nas coleções de Stella McCartney) que não explora inseto algum. Já a “seda” das quais são feitas algumas peças da Salvatore Ferragamo é na verdade fabricada com fibra da casca de laranja pela empresa italiana Orange Fiber.fabuloso não acham … São também das frutas que vêm as novas alternativas do couro. , a versão sintética do material pode até ser animal , mas não tem nada de ecológica: trata-se na verdade de uma matéria-prima plástica, que ao ser descartada polui o meio ambiente e não se biodegrada…

Os “couros” de maçã e abacaxi são feitos a partir da fibra de celulose extraída de suas cascas, que são misturadas a uma pequena porcentagem de resina química. Lixo zero, eles reduzem o desperdício, já que usam a parte da fruta que é descartada pela indústria alimentícia (que aproveita apenas a polpa). Produzidos em pequena escala por ora, tais “tecidos” começaram a chegar ao mercado nos últimos meses. O “couro” de maçã foi a escolha do estilista brasileiro Pedro Lourenço em sua nova grife, a Zilver.

Procurei então a Asha Eco Based Company, empresa do Rio Grande do Sul especializada em novos materiais, que importa o filipino Piñatex, “couro” desenvolvido a partir das fibras longas da coroa do abacaxi, que são misturadas a 10% de resina química. As sobras dessas folhas dão origem a uma biomassa que pode ser utilizada como fertilizante natural, então nada é desperdiçado. Diz Pedro Lourenço para sua coleção

E-commerce sustentável de Pires Glória e Betty Prado ganha endereço físico..puro luxo eu estive por lá e conferi tudo bem de perto e acreditem podemos montar looks super estilosos …além da loja já trazer uma calma só ao entrar

Bemglô

Adepta de hábitos eco-friendly no seu dia a dia (que vão desde eliminar o uso de garrafas plásticas em casa a fazer compostagem do lixo orgânico), a atriz Glória Pires desejava usar sua voz para compartilhar boas práticas. Foi assim que ela lançou em parceria com a amiga Betty Prado e o marido, Orlando Moraes, a Bemglô, uma plataforma digital de conteúdo atrelada a um e-commerce colaborativo que reúne marcas brasileiras (de roupas e décor) veganas, de slow fashion ou produção artesanal. Há quase cinco anos funcionando digitalmente, a Bemglô abre agora um ponto de venda físico (na Rua Oscar Freire, 1.105, em São Paulo) .luxo…

Continuamos juntos em busca de evolução e a moda segue atenta..sem
rótulos e com super consciência para um mundo melhor espero vocês no meu
instagram​

Estamos juntas Divas lá no meu instagram:

@claudiamadeira_oficial

Superbeijo de Diva!!!

*Esta coluna é semanal e atualizada às quintas-feiras.


+ zero