Amor x Amor próprio

  • COACH & LUZ
  • Publicado em 14 de abril de 2022 às 16:00
  • Modificado em 14 de abril de 2022 às 16:20
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O amor é algo que vem de dentro para fora e de fora para dentro. Te explico: Ele vem de dentro porque ele já existe em você, está disponível, está de fácil acesso e não necessita ser conquistado. Isso mesmo, você já é merecedor (a) de todo esse amor que sente e que tanto quer doar, porém só quando você o acessa e traz para fora esse amor e decide fazer o segundo movimento. Que acontece de fora para dentro (através de suas atitudes consigo), é que se concretiza seu ato de amor próprio.

Para uma melhor compreensão que tal trazermos toda essa teoria para a prática?

É se olhar no espelho e ser feliz como o que vê. Se dar um sorriso e um bom dia todas as manhãs. É ser grato a Deus por tudo que você conquistou e por todas as pessoas que andam junto com você. É decidir perdoar aqueles que de, alguma forma, não souberam reconhecer o seu valor. É dedicar todos os dias um tempo para se amar, seja com uma palavra, um abraço, um banho demorado, um cuidado com seu corpo, com o seu cabelo ou, quem sabe, preparar um jantar especial para você…

É amar-se como és, com o que você tem e com as pessoas que estão ao seu redor, pois foi Deus que te fez, Ele te deu tudo que tens, bem como as pessoas que estão próximas de ti. Amor próprio está ligado a relação que você tem consigo, e em como você enxerga suas qualidades, seus defeitos e como lida com eles.

Quando você se ama, se prioriza, você está tomando uma decisão de se valorizar e isso não é egoísmo, ao contrário, quanto mais nos amamos, mais temos amor para dar. Lembra do que falei acima? Só podemos doar aquilo que temos em abundância. Logo, quando decidimos nos amar automaticamente tornamos a vida das pessoas à nossa volta melhor, pois se estamos cheios de amor não geramos expectativas nem nos frustramos quando o outro ainda não fez a escolha de se amar.

Existe um mandamento deixado por Jesus que diz: AMARÁS AO PRÓXIMO COMO A TI MESMO. (Mateus 22.39)

Neste trecho do Manual da Vida há duas ordens que foram dadas numa relação de causa e consequência, mas sem tirar a importância de nenhuma.

A primeira delas diz: AMARÁS O TEU PRÓXIMO.
A segunda: MAS ANTES AME VOCÊ.

Quando se acerta a sequência ideal uma levará à outra com sabedoria e leveza, mas quando se erra, instala o caos na própria vida e chama a frustração para dormir contigo. Vamos entender a sequência.

Quando se ama o outro primeiro, se acaba dando tudo de si, restando muito pouco ou quase nada para matar a sua sede de amor. E por ter dado tudo o que você tinha, seu ser espera alguma demonstração de agradecimento, reconhecimento, afeto e ela não vem. É onde você mergulha na raiva e vai dormir com a frustração.

Quando se AMA A SI PRIMEIRO tem-se a clareza do tamanho e da proporção de amor que se deve entregar aos outros, a fim de abundar na vida deles mas sem faltar na sua.

Este é o ponto de partida para quem deseja entender sobre o AMOR-PRÓPRIO, essa maravilhosa ferramenta para trazer de volta o equilíbrio nescessário da ação de amar.

Encha o seu potinho, para que cheio ele transborde no potinho dos demais e você permaneça saciada.

Então, não transfira para o outro a responsabilidade de te fazer sentir amada (o), traga para si TODOS OS DIAS todo esse amor que você tem e que tanto quer receber. Não terceirize isso jamais.

Decida se amar, mas principalmente coloque isso em prática, pois é com a prática e com a repetição que tornamos isso possível.

Quanto mais nos amamos, mais queremos nos conhecer e conseguimos compartilhar o que vivemos para ajudar outras pessoas a também conseguirem, pois só podemos dar aquilo que temos.

Isso se chama transbordar!


+