Colágeno: saiba como incluir essa poderosa proteína na alimentação

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 5 de novembro de 2023 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Nutricionista explica os benefícios e lista alimentos que contribuem com a reposição de colágeno no organismo

Colágeno é um dos suplementos queridinhos para quem quer ter pele, unha e cabelos bonitos – foto Freepik

 

Uma das proteínas mais importantes do organismo, o colágeno é o queridinho de quem busca melhorar a aparência da pele, unhas e cabelos.

Encontrado nos tecidos conjuntivos do corpo, ele contribui com a elasticidade e resistência de estruturas como a pele, ossos, dentes, articulações e músculos.

Porém, a partir dos 30 anos, a produção de colágeno diminui. Há ainda outros fatores que favorecem essa queda, como a poluição, a radiação ultravioleta, o tabagismo, o sedentarismo e a má alimentação.

A boa notícia é que o consumo de alimentos proteicos e ricos em aminoácidos, vitamina C, zinco e silício podem estimular a produção dessa proteína no organismo.

Segundo a nutricionista Liz Galvão, parceira da Verde Campo, pioneira no mercado de lácteos sem lactose, o colágeno está presente na composição proteica de alimentos como gelatina, carnes, ovos e até frutos do mar.

“Já no que diz respeito à absorção proteica e na síntese interna de colágeno, é fundamental ingerir itens como laranja, limão, caju, abacaxi, feijão preto, nozes, aveia e algas, que ajudam a conduzir a proteína além do consumo de água”, orienta.

Iogurtes também são opção

Outra opção são iogurtes com adição de colágeno hidrolisado, que ajudam a aumentar a performance corporal.

“Esses produtos são naturalmente proteicos por conta da sua principal matéria-prima, o leite. Há ainda opções enriquecidas com proteína que, além de serem funcionais, são perfeitas para lanches do dia a dia”, conta.

Assim, a especialista recomenda consumir produtos com ingredientes de origem natural. Ou seja, sem adição de açúcares e com aplicação de colágeno, com benefícios cientificamente comprovados.

É o caso dos iogurtes com adição do colágeno verisol, cuja principal função é a reposição de colágeno em locais específicos do corpo.

“Devido à composição de peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado tipo 1, é considerado o melhor suplemento alimentar do mercado para fins estéticos. Isso ocorre porque o verisol não sofre alteração durante o processo de digestão e mantém a estrutura e os benefícios, atuando em tecidos-alvos no corpo”, explica Liz.

Além disso, muitos desses produtos contêm pedaços de frutas. Dessa forma, é possível incluir o colágeno na alimentação de uma maneira mais prática e saborosa.

*Informações Alto Astral