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Procon Franca reforça orientações para evitar prejuízos e golpes em aposentadorias

Cobranças financeiras e golpes preocupam moradores; idosos são as maiores vítimas
O Procon Franca registrou, só no primeiro trimestre deste ano, mais de 1.473 atendimentos — e o maior motivo de reclamação dos consumidores da cidade foram as cobranças indevidas de instituições financeiras. Em seguida, aparecem os problemas com serviços essenciais como água, luz, telefonia e compras de produtos.
Para se ter ideia, apenas em janeiro foram contabilizados 526 atendimentos, sendo 20% relacionados a cobranças indevidas.
Segundo o coordenador do Procon, Valmir Della Motta, a maior preocupação é com a população acima de 60 anos, que lidera os registros.
“A maioria dessas cobranças vem descontada diretamente na folha de pagamento da aposentadoria ou pensão, feitas por associações, sindicatos e cooperativas, que chegam a ultrapassar 35 por mês”, alerta.
Atenção com o extrato e bloqueio de descontos
Della Motta orienta os consumidores a conferirem sempre seus extratos bancários e, ao identificarem qualquer desconto suspeito, procurarem imediatamente o INSS para bloqueio ou cancelamento da cobrança.
Foi o caso de Rita de Cássia Marques de Souza, que acompanhou a mãe até o Procon para resolver uma cobrança indevida. “Entramos contra o banco, porque fizeram um desconto irregular na aposentadoria dela por duas vezes. Sem o apoio do Procon, a gente ficaria perdida. Fomos muito bem atendidas”, contou.
Somando fevereiro e março, o órgão ultrapassou 1 mil atendimentos, com média diária de 50 a 60 reclamações.
Golpistas miram idosos e internet também preocupa
Outro alerta importante feito pelo Procon é sobre a ação de golpistas, que aproveitam a vulnerabilidade dos idosos para aplicar fraudes, principalmente por telefone ou durante visitas a instituições financeiras.
“Jamais forneça seus dados e, se possível, leve sempre alguém de confiança para te acompanhar”, reforça Della Motta.
As compras pela internet também lideram queixas, especialmente pela não entrega de produtos ou atuação de sites falsos.
“Com o crescimento do comércio eletrônico, o consumidor precisa conhecer seus direitos, buscar informações sobre a reputação dos sites e ter muito cuidado ao digitar dados pessoais ou bancários”, orienta.
Como e onde buscar ajuda
O atendimento ao público no Procon Franca acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na Alameda Vicente Leporace, 4655, Parque dos Pinhais.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3721-4757 ou e-mail [email protected].