Circuito Sesc de Artes traz atrações gratuitas para Franca, neste dia 14 de agosto

  • Nene Sanches
  • Publicado em 11 de agosto de 2022 às 16:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Em Franca, o Circuito Sesc de Artes acampa na Concha Acústica da Praça Nossa Senhora da Conceição, no domingo, 14 de agosto

De 12 a 28 de agosto, acontece o Circuito Sesc de Artes, promovido pelo Sesc São Paulo em parceria com prefeituras e sindicatos do comércio, serviços e turismo.

Serão cerca de 85 ações artísticas e educativas em 14 roteiros que percorrem praças e parques durante três semanas.

A programação conta com apresentações de teatro, dança e circo, shows musicais, oficinas, intervenções, vivências, ações literárias, cinematográficas, de artes visuais e tecnologias, envolvendo mais de 500 profissionais das artes de diversos estados do Brasil.

Um dos roteiros passa pelas cidades de Ituverava (12 de agosto), Cravinhos (13 de agosto) e Franca (14 de agosto). Em Franca, o Circuito Sesc de Artes acampa na Concha Acústica da Praça Nossa Senhora da Conceição.

Área de atuação

O Circuito Sesc de Artes chega aos municípios que fazem parte da área de atuação de unidades do Sesc com ações artísticas que buscam provocar novas percepções, reflexões e vivências.

Com o intuito de fomentar, fortalecer e ampliar o espaço de diálogo e convivência, o respeito e a transformação social, a edição 2022 do Circuito Sesc de Artes intensifica o olhar para toda a diversidade de pessoas.

Durante um dia, os artistas realizam os espetáculos, shows e oficinas nas praças e parques com o objetivo de estimular o uso dos espaços públicos como lugares fundamentais para o convívio social e a troca de experiências e aprendizados, favorecendo os encontros e os afetos em uma perspectiva do desenvolvimento humano por meio da arte e da cultura.

Programação do roteiro 5, que vem a Franca 

A programação musical conta com a Orquestra Mundana Refugi, formada por músicos brasileiros, imigrantes e refugiados de várias partes do mundo.

O grupo toca temas tradicionais da Palestina, Irã, Guiné, Congo e Brasil, além de composições próprias de Carlinhos Antunes. Kanun, acordeom, piano, violino, cítara chinesa e bouzouki são alguns dos instrumentos utilizados.

Em teatro, será apresentado o espetáculo Rodinha da Ivone, do Núcleo Caboclinhas (SP). Numa roda de jongo da Serrinha, a menina Lara descobre uma forma de viajar pelo tempo, conhecendo Dona Ivone Lara (1921-2018), que a apresenta a lugares, a momentos e a mulheres que fizeram e fazem parte da história do samba. A apresentação, uma roda de samba, homenageia a obra da sambista carioca.

A dança marca presença com Brincantes – Efeito Colateral, de Fevas (MG). Quatro artistas deslocam-se juntos pelos espaços públicos utilizando bexigas coloridas como figurino, formando imagens.

Circo

Esta performance urbana, lúdica e efêmera, que depende da espontaneidade e da interação do público, toma conta das ruas, criando um fluxo de movimento contínuo, uma dança de cores e formas.

Já o circo é representado pela Cia LaMala (SP)  com Bloom – Caminhos e Encontros, que traz para a cena acrobatas que carregam ancestralidades, histórias pessoais, repertório de gestos e movimentos.

Mediar Brincar, do Coletiva Lobas (SP), é um convite para o despertar do corpo, do olhar e do riso, por meio da leitura, de cantigas e brincadeiras. Com um acervo diversificado de obras da literatura infantil, o livro será utilizado de formas diversas, tanto como peça de jogo, quanto na mediação, coletiva ou individual, de leitura.

O público também pode participar da oficina Despertando Olhares: Ateliê de Desenho, com O Grande Desafio das Pequenas Coisas (SP).

Nesta ação, que mistura arte com brincadeira, os participantes vão buscar um novo olhar para imagens simples, ao integrar objetos corriqueiros e aleatórios que se encaixam em um desenho, complementando-o de forma bastante surpreendente.


+ Artes