Cidade da região será palco de teste para definir duração da vacina CoronaVac contra o covid

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 29 de julho de 2021 às 20:00
  • Modificado em 29 de julho de 2021 às 20:07
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Projeto faz parte de um acompanhamento de um ano que avaliará a imunidade de longo prazo

Projeto faz parte de um acompanhamento de um ano que avaliará a imunidade de longo prazo

No primeiro final de semana da nova etapa do Projeto S, ensaio clínico será realizado pelo Butantan na cidade de Serrana, próxima a Franca, para entender a efetividade da vacinação no controle da pandemia de Covid-19.

Também será avaliada a efetividade contra a transmissão do SARS-CoV-2 em mais de 2 mil voluntários que participam da pesquisa.

Atendem aos critérios para ingressar no novo ciclo do estudo os habitantes de Serrana maiores de 18 anos que foram imunizados como parte do Projeto S.

Acompanhamento

A coleta de sangue, realizada nos dias 24 e 25/7, faz parte de um acompanhamento de um ano que avaliará a imunidade de longo prazo dos moradores vacinados com as duas doses da CoronaVac.

O voluntário deve se dirigir a uma das escolas que foi ponto de vacinação durante a etapa de imunização do Projeto S (veja a lista ao final da matéria).

“Tudo aquilo que nós imaginávamos no início do projeto, que a CoronaVac é uma vacina muito boa e que salvaria vidas, aconteceu. Hoje são incontestáveis os números que Serrana demonstra em relação ao resto do país“, afirma o assessor da diretoria do Instituto Butantan, Ricardo Haddad.

Estudo importante

De acordo com Haddad, a avaliação sorológica do novo ciclo é um estudo de alta complexidade em sua execução laboratorial.

“São inúmeros exames que darão explicações sobre anticorpos e resposta celular”, complementa.


+ Saúde