Chegada do Outono provoca aumento de crises alérgicas; saiba como aliviar sintomas

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 24 de março de 2022 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Tempo seco favorece o desenvolvimento de sintomas como espirros, coriza, obstrução nasal, coceira no nariz, ouvido, garganta e tosse

A chegada do outono é marcada por mudanças nas condições climáticas nas diferentes regiões brasileiras.

Nos meses do outono, há uma diminuição significativa das chuvas no Sudeste e no Centro-Oeste do país. Ondas de frio mais intensas provocam queda de temperatura na região Sul, que ainda convive com os temporais. No Nordeste, ainda chove bastante, principalmente nas áreas litorâneas, assim como no extremo Norte do país.

Devido aos efeitos do fenômeno La Niña, estima-se que o outono deste ano terá menos chuva do que o normal nos estados da região Sul e também em São Paulo, Mato Grosso do Sul e áreas como o Sul de Minas Gerais.

No Centro-Norte do país, a estação deve ser caracterizada por condições mais úmidas do que o normal, especialmente no começo da estação. Em maio, deve ocorrer a entrada da primeira onda de frio forte, esperada para segunda quinzena.

Tempo seco

De acordo com a explicação do neurocirurgião Fernando Gomes, em entrevista à CNN Brasil, o tempo mais seco em grande parte do país contribui para o desenvolvimento de sintomas como espirros, coriza, obstrução nasal, coceira no nariz, ouvido, garganta, tosse e falta de ar.

A alergia é uma reação exacerbada do sistema imunológico à exposição do organismo a uma série de substâncias.

Alergias respiratórias podem ser causadas por diversos fatores, como ácaros, pelos de animais de estimação, fungos presentes no mofo e pólen das flores, além de condições desfavoráveis do ambiente, como a baixa umidade do ar. As condições climáticas do outono favorecem o desencadeamento das crises.

Alérgenos

“Por uma questão da própria característica do ar, da temperatura, da questão da umidade e os alérgenos, que muitas vezes são poeira, pelos e elementos da própria natureza, ficam mais suspensão e conseguem atingir de uma forma mais contundente a mucosa do aparelho respiratório”, explica Gomes.

Para alívio dos sintomas, Gomes orienta a hidratação diária com bastante água, a aplicação de soro fisiológico nas mucosas das narinas e o uso de nebulizador em casos de desconforto. Repouso, alimentação balanceada e prática regular e moderada de exercícios físicos também contribuem para a ampliação da imunidade.


+ Saúde