Chamar um carro do Uber pelo WhatsApp: será que isso já é possível?

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 2 de dezembro de 2021 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Inovação faz com que não haja necessidade de se baixar o aplicativo de carona para chamar um veículo

Inovação faz com que não haja necessidade de se baixar o aplicativo de carona para chamar um veículo

A Uber quer fazer com que chamar um carro de aplicativo seja tão fácil quanto enviar uma mensagem pelo WhatsApp.

A empresa sediada em São Francisco fez uma parceria com a Meta (ex-Facebook) para lançar uma função de chamada de carros através de seu serviço do WhatsApp.

Mas, a princípio, isso só será possível na Índia, disseram as duas empresas de tecnologia em uma declaração nesta quinta-feira (2). No Brasil, ainda não há previsão.

Praticidade

A integração – a primeira do tipo para a gigante dos serviços de carona – permitirá que as pessoas chamem um carro do Uber sem a necessidade de baixar o aplicativo da empresa.

Tudo, desde o registro do usuário e a reserva de carona até a obtenção de um recibo de viagem, será gerenciado dentro da interface de chat do WhatsApp.

O serviço está sendo lançado primeiro na cidade do norte de Lucknow e será expandido para outras cidades indianas em breve, acrescentou a declaração.

“Queremos tornar o mais fácil possível para todos indianos realizar uma viagem pelo Uber, e para isso precisamos encontrá-los em plataformas nas quais se sintam confortáveis”, disse Nandini Maheshwari, diretora sênior de desenvolvimento de negócios da Uber APAC, na declaração.

Por que a Índia?

Com quase meio bilhão de usuários, a Índia é o maior mercado do WhatsApp no mundo, por isso, foi a escolhida para o projeto-piloto.

Os motoristas que fizerem reservas via Whatsapp terão acesso aos “mesmos recursos de segurança e proteções de seguro que aqueles que operam viagens diretamente através do aplicativo”, disse a Uber.

Algumas dessas características incluem a capacidade de falar com o motorista anonimamente, usando um número modificado, e ter acesso à placa do veículo no momento da reserva.

“A experiência Uber no WhatsApp é simples, familiar e conhecida para os usuários, e tem o potencial de acelerar a adoção do Uber com uma nova categoria de motoristas na Índia”, disse Abhijit Bose, o chefe da WhatsApp Índia, na declaração.

A empresa vai criar mais “soluções personalizadas para produtos e serviços em todos os setores na Índia”, acrescentou ele.

O serviço está disponível apenas em inglês, mas será lançado em breve nos idiomas indianos.

Sempre na Índia

Esta não é a primeira vez que a Uber testou um projeto ambicioso na Índia. Em 2015, Hyderabad tornou-se a primeira cidade do mundo na qual o Uber começou a aceitar pagamentos em dinheiro – uma opção que mais tarde foi introduzida nos outros mercados da empresa.

A Uber disse que a Índia é “um dos maiores mercados internacionais da empresa”, mas se recusou a compartilhar o número de usuários no país.


+ Trânsito