Centro de Referência contra Covid inicia os atendimentos em Pedregulho

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 8 de fevereiro de 2021 às 15:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O Centro de Referência atende prioritariamente os casos de síndromes gripais – leves e moderados

Os pacientes que chegam ao local passam por uma triagem e, em seguida, são recebidos para a consulta médica

Começaram na manhã desta segunda-feira (8) os atendimentos no Centro de Referência contra Covid, instalado na ESF (Estratégia Saúde da Família) do bairro Morada do Sol, em Pedregulho.

Com intensa movimentação já nas primeiras horas do dia, o local recebe moradores do município em dois formatos: por meio de agendamento prévio e livre demanda, diretamente no Centro.

Os atendimentos são realizados por etapas. Os pacientes que chegam ao local passam por uma triagem e, em seguida, são recebidos para a consulta médica. Inicialmente, os serviços funcionam de segunda à sexta-feira, das 7 às 13 horas.

De acordo com o secretário de Saúde, Daniel Borges, a ideia é ter um espaço específico para os cuidados durante a pandemia do novo coronavírus.

“Nós temos entradas distintas para não misturar o fluxo de atendimentos e assegurar a continuidade dos cuidados desses pacientes. O Centro foi pensado para Pedregulho porque tínhamos vários fluxos de atendimentos e as outras patologias continuam – doenças como: hipertensão, diabete, além das gestantes que continuam e agora também temos a vacina. A ideia é evitar que tenha contaminação cruzada”, disse.

Responsável pelos atendimentos, a médica Miriam Zakir explicou como eles são realizados.

O Centro de Referência atende prioritariamente os casos de síndromes gripais – leves e moderados. Então, aquelas pessoas que apresentam tosse, diarreia, que perderam paladar ou olfato, que estão com febre, mas em um quadro controlado para que a gente possa identificar e acompanhar esses casos, juntos com os pacientes dessa unidade.

O prefeito Dirceu Polo Filho também acompanhou o início dos trabalhos no Centro.

“Pedregulho tenta se renovar cada dia que passa e o Centro de Referência contra Covid é um dos meios que a gente pode ajudar a população em um momento tão difícil. A ideia é, juntamente com a Secretaria da Saúde, proporcionar um meio para que nossos moradores não se sintam sozinhos. Dessa maneira, vamos continuar trazendo melhorias para o nosso município, principalmente, na área da saúde. Vamos juntos, sim, vencer a batalha contra o coronavírus”, afirmou Dirceu.

Para o funcionamento do local, foi necessária a contratação da médica e, além disso, o setor da saúde foi responsável por realocar profissionais para o serviço de enfermagem. Toda a estrutura montada, equipamentos, materiais e os pagamentos dos funcionários são pagos com cursos destinados para a pandemia da Covid-19.


+ Cidades