Cartórios registram janeiro com o maior número de mortes no Brasil desde 2003

  • Nene Sanches
  • Publicado em 14 de fevereiro de 2022 às 19:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

É o maior número da série histórica e resultado foi puxado pelas mortes por pneumonia, que aumentaram mais de 70%

O Brasil teve o janeiro mais mortal da série histórica, iniciada em 2003, segundo dados do Portal da Transparência do Registro Civil, administrados pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen).

Segundo a CNN Brasil, em janeiro de 2022 foram contabilizadas 144.341 mortes no país, um aumento de 5% em relação ao primeiro mês do ano passado, que já apresentara um crescimento de 22% comparação com o mesmo período de 2020.

Um dos dados que mais chamaram atenção foi o aumento de mais de 70% das mortes causadas por pneumonia. Foram 21.718 óbitos em decorrência da doença em janeiro deste ano, frente a 12.745 em janeiro do ano passado. Em 2020, antes da pandemia, foram contabilizadas 15.484 mortes por essa causa.

Doenças de coração

A Arpen também registrou aumento de mortes por doenças de coração em janeiro de 2021, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os óbitos por AVC cresceram 20%, por infarto 17% e por causas cardiovasculares não especificadas 19%.

Um recente estudo publicado na última semana por cientistas da Universidade de Washington, nos EUA, no periódico científico Nature, mostrou que a Covid-19 aumenta os riscos de doenças cardiovasculares, mesmo para aqueles que apresentaram apenas sintomas leves da doença.

Também houve aumento nas mortes por septicemia (23%), síndrome respiratória aguda grave (9%) e por causas indeterminadas (9%). Em compensação, as mortes por Covid-19 tiveram redução de 55% no período.

O presidente da Arpen, Gustavo Renato Fiscarelli, disse que apesar de aparentemente menos letal neste momento, a Covid-19 pode gerar outros efeitos adversos ainda desconhecidos.

Causas violentas

“Os números dos cartórios de registro civil mostram mais uma vez, em tempo quase que real, o retrato fidedigno do que acontece com a população brasileira. Embora haja uma diminuição clara nos óbitos por Covid-19, ainda não se conhecem todos os efeitos das novas variantes, em especial da Ômicron, que parece ser a causa do crescimento de óbitos de outras doenças, como a pneumonia, doenças do coração e septicemia”, explicou.

Outro dado divulgado mostrou um aumento de 81% no número de mortes por causas violentas (acidentes e crimes) na comparação com janeiro do ano passado. Um sinal, diz a Arpen, que mostra a redução do isolamento social.

Em janeiro de 2021, por exemplo, houve queda de 73% das mortes por causas violentas na comparação com janeiro de 2020, quando não havia medidas restritivas em vigor.

A Arpen, no entanto, destaca que o número referente a janeiro deste ano pode ser ainda mais alto. Isto porque o prazo para registro de óbitos no portal é de até 15 dias. Portanto, os dados de mortes no período serão consolidados apenas nesta terça-feira (15).


+ Cotidiano