Cartão postal: Etna, maior vulcão da Europa, ainda ativo, ilumina a noite na Sicília

  • Nene Sanches
  • Publicado em 23 de fevereiro de 2021 às 20:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A última grande erupção foi em 1992, e uma das mais violentas, em 1789 – quando as fontes de lava chegaram a 3.000 metros de altura

O vulcão mais alto – e um dos mais ativos – da Europa, o Etna, está fazendo a festa dos fotógrafos nesta semana, com jorros que projetam lava a até 1.500 metros e produzem gigantescas nuvens de fumaça laranja.

Cartão postal da Sicília, na Itália, o Etna tem 3.300 metros e há registros de sua atividade há 2.700 anos. As informações são da repórter Ana Estela de Sousa Pinto, da Folhapress.

A última grande erupção foi em 1992, e uma das mais violentas, em 1789 – quando as fontes de lava chegaram a 3.000 metros de altura.

Apesar do espetáculo – que, segundo relatos, deixava as noites claras –, ela foi menos destrutiva que a de 1669, quando dezenas de cidades foram cobertas de lava, que percorreu cerca de 30 km e chegou até a costa.

“Esta é certamente a explosão mais forte na cratera do sul que foi descoberta em 1971. Não vimos essas altas explosões há anos, mas no momento não há risco para a população, além da fumaça que pode criar problemas respiratórios por algumas horas, e as cinzas que cobrem edifícios e ruas”, disse ao jornal britânico Guardian o vulcanologista Marco Neri, do INGV (instituto nacional italiano de geofísica e vulcanologia).

Na erupção deste ano, as cinzas já chegaram à cidade de Catânia, 57 quilômetros ao sul da cratera, e interromperam o tráfego aéreo.

As imagens espetaculares são na verdade fruto de uma atividade considerada “normal” pelos especialistas para um vulcão que expele o que chamam de magma primitivo -que vem de camadas mais profundas e têm mais gás, o que provoca jorros mais altos de lava.

A erupção mais recente teve início no começo de fevereiro, acompanhada de tremores, e foi registrada por satélites da Agência Espacial Europeia.

A manifestação desta semana começou às 22h de segunda (22) (horário local, 18h no Brasil).

A mais longa erupção já registrada começou em julho de 1614 e durou dez anos, expelindo lava suficiente para cobrir 21 quilômetros quadrados (área maior que a do arquipélago de Fernando de Noronha).