Carlo Acutis: Conheça a história do ‘santo blogueiro’ que viralizou na internet

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 19 de setembro de 2023 às 12:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Jovem Carlo Acutis tinha 15 anos quando morreu de leucemia em 2006; ele foi beatificado pela Igreja Católica em 2020

carlo acutis

Carlo Acutis é conhecido como ‘padroeiro da internet’ – foto ChurchPOP

 

Um vídeo que circula no TikTok, e já tem quase dois milhões de visualizações, chama a atenção para a história de Calor Acutis, o “santo blogueiro”.

Nas imagens, publicadas pela criadora de conteúdo Camilla Lecciolli, o rapaz em questão é Carlo Acutis, que morreu de leucemia em 2006, aos 15 anos.

Nascido em Londres, em 1991, o jovem passou a vida com os pais em Milão, na Itália, onde se tornou católico e devoto da Virgem Maria.

Apaixonado por tecnologia, Carlo decidiu unir seu interesse pelos computadores com sua fé: desenvolveu um site capaz de catalogar os milagres realizados pelos santos da Igreja Católica. Por esse feito, ele ganhou o título de “padroeiro da internet”.

Milagre no Brasil e beatificação

Mesmo sem nunca ter vindo ao Brasil, Carlo Acutis tem profunda ligação com o país. Depois de sua morte, um padre da Paróquia de São Sebastião, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, começou a fazer a missa de Nossa Senhora Aparecida (celebrada no dia 12 de outubro, dia da morte de Carlo) com a exposição de uma roupa que teria sangue do garoto.

Em 2010, durante uma dessas missas, um senhor levou o neto, que tinha um diagnóstico de uma doença grave, até a paróquia. Segundo a família, o garoto se curou depois de tocar uma relíquia do beato.

Carlo Acutis foi beatificado em 2020 pelo Papa Francisco e, segundo o Vatican News, é o “primeiro beato de calça jeans e tênis”.

Seu corpo está exposto no Santuário do Despojamento em Assis, na Itália, e se encontra bom estado de conservação. O Vaticano afirma que os restos mortais do beato foram “recompostos”, mas sem detalhar o processo.

Corpo de Carlo Acutis está exposto no Santuário do Despojamento em Assis, na Itália – foto El País

*Informações GShow


+ Religião