Campanha ‘Abril Marrom’ avança nas Comissões da Câmara; foco na saúde dos olhos

  • Marcia Souza
  • Publicado em 14 de abril de 2024 às 13:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Medidas visam a prevenir problemas de visão na população francana

Na semana que vem, será votado pela Câmara de Franca o Projeto de Lei nº 27/2024 que institui no âmbito do Município de Franca, a Campanha “Abril Marrom”, dedicada as ações de conscientização, mobilização e de prevenção da cegueira e outras formas de comprometimento da visão, tais como o glaucoma e a catarata, e dá outras providências.

Os autores Donizete da Farmácia (MDB) e Marcelo Tidy (MDB) argumentam que prevenir é a melhor maneira de promover a saúde de uma população. Medidas preventivas são mais rápidas, mais eficazes e consideravelmente menos custosas do que medidas curativas.

“Campanhas são iniciadas e protagonizadas pela sociedade civil e as associações médicas e de demais profissionais de saúde. Da mesma forma, a cidade de São Paulo realizou em abril de 2016 a Campanha “Abril Marrom” alertando a população para patologias da visão como a catarata e o glaucoma’ acrescentam os autores do projeto.

‘Nosso intuito é acolher e fortalecer tal iniciativa da sociedade civil, chamando a atenção de toda a sociedade e dos órgãos nacionais responsáveis pela saúde coletiva, para a relevância de tal campanha preventiva’, defendem os vereadores.


+ Política