Câmara presta homenagem ao ex-atleta Edson Ferracciú, exemplo de pessoa do bem

  • Marcia Souza
  • Publicado em 23 de março de 2023 às 16:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A entrega aconteceu logo após a aprovação do projeto por unanimidade

A entrega aconteceu logo após a aprovação do projeto por unanimidade

Os vereadores de Franca concederam o Título de Cidadão Francano ao Ilmo. Sr. Edson Ferracciú Sobrinho, pessoa muito querida na cidade.

A entrega aconteceu logo após a aprovação por unanimidade e contou com a presença do homenageado, familiares e amigos.

Biografia

Edson Ferracciú Sobrinho, filho de Virgílio Ferracciú e Maria Colares Ferracciú, nasceu em São Paulo, no dia 21 de dezembro de 1942.

Casado com Regina Helena Conrado Ferracciú, com quem teve três filhos, Vinicius Conrado Ferracciú, Demetrius Conrado Ferracciú e Simone Conrado Ferracciú.

Também tem oito netos, Kaic, Pedro, Marina, John, Pietra, Rebeca, Gustavo e Vítor. Edson Ferracciú Sobrinho foi integrado ao elenco do Clube dos Bagres em 1962, ano em que a equipe despontou como uma potência em ascensão no basquetebol paulista.

Neste ano, os comandados por Pedroca se tornaram pela primeira vez campeão paulista do interior e campeão do Troféu Bandeirantes. Junto com Amilton Cruãnes, Edson Ferracciú dividia o garrafão bagrino, garantindo pontos e rebotes preciosos dentro da área pintada, sendo uma grande referência para Hélio Rubens e Anginho Giannecchini na armação do time.

Não por acaso, a equipe francana emplacou uma sequência de títulos nos seguintes, voltando a vencer o paulista do interior em 1963 e 1964 e o Troféu Bandeirantes em 1963.

No entanto, foi na temporada de 1964 que o basquete francano conheceu, de fato, suas maiores glórias até então, se tornando pela primeira vez vice-campeão paulista e campeão dos Jogos Abertos do Interior.

Tudo isso só foi possível graças ao quinteto equilibrado montado por Pedroca, que tinha na figura de Edson Ferracciú um de seus elementos mais confiável. Em virtude de seu grande desempenho no paulista de 1964 e suas obrigações profissionais, Edson partiu em 1965 para o Palmeiras.

De volta 

Porém, sua estada na capital paulistana foi curta, retornando ao final do ano para Franca. Em sua segunda passagem, que foi até abril de 1967, o pivô continuou contribuindo para o sucesso da equipe, que se consolidou como a maior potência do basquete do interior paulista.

Não fosse a dedicação de Edson, primeiro “dono” da camisa 9 francana, muito provavelmente o Clube dos Bagres teria dificuldades de alcançar todos os títulos que conquistou neste período.

Além de todos jogos, pontos e títulos inscritos na história do basquetebol de Franca, Edson Ferracciú também deu para a cidade um filho (Demétrius Ferracciú), que fez história na equipe entre as décadas de 1990 e 2000.

Títulos

Sua carreira é composta dos seguintes títulos e eventos: 1954/55Infantil no Sírio; 1956/58 Juvenil no Pinheiros 1959/61 Adulto do Pinheiros; 1962/67 Clube dos Bagres Franca; 4 vezes campeão do interior com o Clube dos Bagres, Franca; além da Seleção Brasileira de Novos Jogos em Portugal, África e Argentina.

Homenageado

O homenageado Edson Ferracciú Sobrinho disse ‘fico muito agradecido especialmente ao Della Motta e ao Kaká, minha mãe é francana, tenho parentes em Franca que ainda trabalham aqui e isso me honra muito, e me honra muito mais receber esse Título de Cidadão Francano (…) muito obrigado’


+ Basquete