Câmara Municipal de Franca segue estudos para reformar e revitalizar a sua sede

  • Marcia Souza
  • Publicado em 29 de janeiro de 2021 às 18:45
  • Modificado em 29 de janeiro de 2021 às 22:02
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Arquiteta e engenheiro apresentam propostas para melhorias no prédio e correção de falhas estruturais

Câmara de Franca deve passar por reformas para corrigir falhas de estrutura

Nesta semana se reuniram, na Câmara Municipal de Franca, com o presidente da Casa, Claudinei da Rocha, o engenheiro Mateus Abrão e a arquiteta Kamyla Melani. Eles apresentaram o projeto das obras de reformas no prédio do Poder Legislativo.

No projeto, os profissionais explicaram o que precisa ser modificado no prédio. Para solucionar o recorrente problema dos alagamentos no estacionamento e no piso inferior da Câmara quando chove, diversas medidas devem ser tomadas.

Entre elas, estão a mudança da entrada do estacionamento para um ponto mais elevado (o espaço também contará com guarita para aprimorar a segurança); a construção de uma mureta de contenção de um metro de altura por toda a extensão do estacionamento; e a instalação de reservatórios para conter provisoriamente a água da chuva.

Segundo o engenheiro, tais mudanças são importantes porque as inundações são as causadoras da maioria das trincas e afundamento de solo presentes em diversas áreas do prédio.

Outras orientações dadas por Mateus incluem a inserção de uma calçada externa em todo o entorno do prédio para evitar infiltrações, reparos nos telhados e implantação de passarelas a fim de facilitar a manutenção dos aparelhos de ar condicionado, evitando, assim, que se pise nas calhas e se cause danos a elas.

“Já o conserto das rachaduras e afundamento do chão requer apenas reforços básicos, por meio de telas estruturais, reforços ou enchimentos do solo e juntas de dilatação”, explicou o engenheiro.

Para a revitalização do prédio, os profissionais sugeriram melhorias como a construção de dois arquivos, que abrigarão a biblioteca da Câmara, tornando o acesso do público mais prático; reconstrução do hall de entrada, o que permitirá a instalação de banheiros com acessibilidade para a população e vai resolver problemas de acúmulo de água nessa área; instalação de dois detectores de metais; criação de uma antessala para os vereadores; nivelamento dos níveis do Plenário para facilitar a visualização do que acontece nas sessões; reorganização da estrutura dos gabinetes; e pintura dos corredores.

Ao final da reunião, o projeto com as mudanças citadas acima foi aprovado por Claudinei, e a apresentação final da proposta, com orçamentos e plantas em 3D, deve acontecer em cerca de 30 dias.

Caso a reforma do prédio se mostrar viável, a Câmara irá contratar empresa para elaborar um projeto de execução, que visa a detalhar todos os serviços e materiais necessários para realizar efetivamente a obra. Em seguida, a licitação para executar o trabalho pode ser aberta.

“Terminando todo esse processo, teremos um prédio estruturado para os vereadores e servidores e uma estrutura confortável para receber os munícipes. Aqui é a Casa do Povo, e ela precisa estar muito bem organizada porque a população de Franca merece”, disse Claudinei da Rocha.


+ Política