Câmara Municipal aprova programa para prevenção à saúde dos animais

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 17 de abril de 2018 às 14:23
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:41
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Objetivo de vereadores é que município realize ação preventiva em relação a cães e gatos

A Câmara Municipal de Franca aprovou, nesta terça-feira, projeto de lei de autoria dos vereadores Adermis Marini (PSDB) e Cristina Vitorino (PRB) que cria o Programa Municipal de Prevenção ao Câncer de Mama Animal – “Pet Rosa”.

A matéria se justifica, pois o câncer de mama é o tumor mais comum entre cadelas e gatas. Segundo estimativas do Conselho Federal de Medicina Veterinária, a incidência da doença em cadelas é de 45%, e em gatas, de 30%. Nos felinos, a probabilidade de malignidade é maior (de 80% a 90%) em comparação com o índice em cães (de 50% a 60%).

“A principal forma de prevenção dos tumores de mama é a castração dos animais de até um ano de idade, preferencialmente antes do primeiro cio. Outras medidas incluem a não utilização de anticoncepcionais, adotar dietas balanceadas, visitar semestralmente o veterinário e fazer exame de palpação em casa nos animais”, disse Adermis Marini.

Cristina Vitorino disse que o problema é tão sério que está mobilizando clínicas de todo o Brasil, as quais realizam suas próprias campanhas “Pet Rosa” – em alusão às campanhas de prevenção ao câncer de mama em humanos – para conscientizar sobre a doença e oferecer exames gratuitos.

“Em Franca, para criar este projeto, fomos inspirados pela campanha Outubro Rosa. No caso do “Pet Rosa”, o principal objetivo é fornecer informações sobre prevenção, detecção e tratamento da doença nos animais, assim como incentivar clínicas veterinárias e pet shops a oferecer exames gratuitos para sua detecção precoce”, afirmou a vereadora Cristina.

Outras medidas previstas pelo Programa são a distribuição de panfletos e a instalação de pôsteres para que os tutores e protetores de animais sejam orientados sobre o perigo da doença e sobre as formas de detectá-la e preveni-la.

O Programa deverá ser lembrado anualmente e Franca, na segunda semana do mês de outubro, na chamada Semana Municipal de Prevenção ao Câncer de Mama Animal – “Pet Rosa”.

“A campanha poderá contar com o apoio de ações realizadas pelo Poder Executivo Municipal e por parceiros, como protetores de animais e ONGs”, explicou Adermis.


+ Política