Câmara discute requerimento sobre uso de antiga delegacia em prol de idosos

  • Marcia Souza
  • Publicado em 13 de agosto de 2023 às 15:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Vereador Daniel Bassi sugere que local seja aproveitado para instalação de creche de idosos

Vereador Daniel Bassi sugere que local seja aproveitado para instalação de creche de idosos

A Câmara de Franca discutiu requerimento do vereador Daniel Bassi sobre a utilização do prédio do antigo Quarto Distrito Policial, no Complexo Aeroporto.

Bassi apresentou indicação ao Poder Executivo de Franca para que o município instale naquele local, que está desocupado e sem utilização, uma “creche de idoso” para atender a população.

Nesses espaços, idosos que não têm familiares ou outros cuidadores passam o dia sob cuidados especializados e em companhia de outras pessoas, na mesma modalidade de creches tradicionais.

Bassi indica que, como projeto piloto, a prefeitura instale uma “Creche do Idoso” no prédio onde funcionava o antigo Quarto Distrito Policial, que fica localizado na Avenida Carlos Roberto Hadad, 290, no Jardim Aeroporto I.

“Sabemos que é uma região de relevante vulnerabilidade social e que atenderá às necessidades dos idosos do Complexo Aeroporto e bairros próximos, como Primavera, Elimar, Santa Bárbara, Aviação, Parati e Progresso”, concluiu Bassi.

Mais acolhimento

A ideia, segundo o vereador, é desestimular a internação permanente dos idosos em asilos e oferecer um local de acolhimento, no qual os idosos permanecerão por período integral, retornando para suas residências no fim da tarde.

Trata-se de um espaço que promova o cuidado, alimentação, atividades terapêuticas, descanso, com centros de convivência, espaços de lazer, e locais que ofereçam atividades recreativas, dentre outras atividades voltadas para a terceira idade.

“Os idosos também terão à disposição programas de assistência médica e demais cuidados de saúde, oficinas educativas, aulas de atividades físicas adaptadas, atividades culturais e artísticas, além de serviços de apoio social para os idosos em situação de vulnerabilidade”, concluiu Daniel Bassi.

Ela afirma que outras regiões da cidade, como nos bairros São Luiz, São Sebastião e Leporace também merecem a atenção do poder público para este tipo de serviço.


+ Política