Câmara aprova prioridade em exames de mamografia na rede pública de Franca

  • Marcia Souza
  • Publicado em 3 de dezembro de 2022 às 15:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Exame é feito por mulheres de forma preventiva e ajuda a dar mais segurança a elas

Exame é feito por mulheres de forma preventiva e ajuda a dar mais segurança a elas. Vereadores Della Motta e Daniel Bassi estão entre os autores do projeto

A Câmara de Franca aprovou projeto de lei nesta sexta-feira, durante sessão extraordinária, que prevê a prioridade na realização do exame de mamografia em mulheres com suspeita de cancer a partir da solicitação médica, conforme direito assegurado pela Lei Federal nº 13.896/2019.

Os autores do projeto são Daniel Bassi (PSDB), Della Motta (Podemos), Donizete da Farmácia (MDB) e Marcelo Tidy (União) e eles justificam a necessidade de se oferecer mais proteção às mulheres em Franca.

“Legislar sobre este tema é garantir que teremos os resultados dos exames no prazo viável, possibilitando maior sucesso no tratamento e, com isto, investir com responsabilidade”, dizem os autores.

Segundo o projeto de lei, em Franca, há demora na realização dos exames na atualidade. Com isso, também atrasa o diagnóstico, que em muitos casos é tardio e prejudica o tratamento das pacientes.

“Essa doença é uma das grandes preocupações mundiais em políticas de saúde. Tanto que há uma lei federal que defende o prazo de 60 dias da assinatura do laudo patológico para o começo do tratamento, ou seja, limita o prazo, com vistas a propiciar melhores resultados na recuperação e, consequentemente, uma maior probabilidade de sucesso”, explicaram os autores do projeto de lei.

Vereadores Daniel Bassi e Donizete da Farmácia, autores do projeto

+ Política