Calçadistas discutem sustentabilidade e Franca sediará encontro no mês de outubro

  • Marcia Souza
  • Publicado em 4 de agosto de 2022 às 13:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

No próximo dia 25 de outubro o evento vai até Franca, no Sindicato das Indústrias de Calçados

No próximo dia 25 de outubro o evento vai até Franca, no Sindicato das Indústrias de Calçados

O Encontro Sustentabilidade na Prática, que está percorrendo os principais polos calçadistas brasileiros, aconteceu no último dia 1º de agosto, em Nova Serrana.

O evento, que será realizado em Franca no mês de outubro, ocorreu na cidade mineira durante a abertura oficial da 13ª Febrac, feira de máquinas e insumos para calçados realizada de Nova Serrana.

Na oportunidade, dirigentes da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Calçados de Nova Serrana (Sindinova) e empresários do polo local destacaram a importância da sustentabilidade nos processos produtivos em toda a cadeia do calçado.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou do evento de forma remota. Em vídeo enviado para a organização, o executivo destacou a importância da sustentabilidade e de se trazer o tema para o polo calçadista mineiro.

“Eventos como este devem ser reconhecidos e sempre incentivados. A sustentabilidade é fundamental para o nosso planeta e a indústria deve fazer parte desse movimento. Fico feliz de estar ocorrendo em Nova Serrana, um dos municípios que mais cresce em Minas Gerais”, disse o governador, parabenizando as entidades realizadoras do Encontro.

Na sequência, Aline Santos, gestora de Marketing e Relacionamento da Assintecal, apresentou a certificação Origem Sustentável, a única do mundo a certificar processos produtivos em ESG para a cadeia do calçado.

Segundo ela, é fundamental que todos os elos estejam interligados no movimento pela sustentabilidade, de forma a garantir que todos os processos e materiais envolvidos no processo de fabricação de um calçado sejam, de fato, sustentáveis.

Levando em consideração as dimensões ambiental, econômica, social e cultural traduzidos em indicadores desenvolvidos em consonância com parâmetros internacionais de ESG, o Origem Sustentável conta com auditorias externas do SENAI, SGS, Intertek, Bureau Veritas e DNV.

“Trata-se de um programa sério e abrangente, que além de auxiliar na preservação do meio ambiente e dos direitos humanos, traz ganhos de competitividade através da imagem junto a um consumidor mais exigente”, destacou Aline.

São Paulo

O painel também foi realizado em Birigui/SP, na sede do Sindicato das Indústrias de Calçados e Vestuário de Birigui (Sinbi) no último dia 26 de julho, com os empresários Carlos Mestriner (Klin), Maria Aparecida Mestriner Colli (Pampili), Ricardo Gracia (Kidy) e Marcus Rosaboni (JR Soluções), que destacaram seus cases de sustentabilidade.

No próximo dia 25 de outubro o evento vai até Franca, no Sindicato das Indústrias de Calçados de Franca (Sindifranca).


+ Economia