Cafeína é menos efetiva do que se pensava e não melhora a concentração! Entenda

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 13 de junho de 2021 às 09:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Tomar café pode até ajudar a te manter acordado, mas não ajuda a realizar tarefas complexas, que exigem concentração e atenção

Café te mantém acordado, mas não ajuda a realizar tarefas que exigem concentração e atenção

 

Um estudo publicado recentemente no “Journal of Experimental Psychology” atesta algo que qualquer amante de café vai detestar saber: a cafeína é muito menos efetiva do que se esperava e não ajuda a realizar tarefas mais complexas quando necessário.

A pesquisa avaliou 276 voluntários que foram submetidos a dois testes após uma noite mal dormida.

O primeiro deles pedia que eles apertassem um botão toda vez que uma luz acendesse. Já no segundo, cada um deles deveria cumprir uma série de tarefas, em uma sequência pré-determinada, sem pular a ordem.

Os participantes tomaram comprimidos de cafeína com 200mg da substância. A título de comparação, uma xícara comum de café tem 100mg.

“Descobrimos que a privação de sono prejudica o desempenho em ambos os tipos de tarefas”, explica a professora Kimberly Fenn, da Michigan State University, autora principal da pesquisa.

A pesquisa percebeu que a cafeína ajuda a pessoa a desempenhar melhor tarefas simples, no entanto, a substância tem pouco efeito em atividades mais complexas.

A conclusão é que dormir bem é fundamental para desempenhar tarefas que exigem concentração e atenção, principalmente.

A cafeína até te ajuda a se manter acordado, porém não compensa os efeitos prejudiciais à saúde causados pela falta de sono.

Fica a dica!

*Informações Hypeness


+ Cotidiano