Bromidrose: saiba o que é este problema, as causas e o tratamento

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 19 de dezembro de 2023 às 12:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A bromidrose é uma condição que causa mau cheiro nas axilas e nos pés, provocando grande constrangimento

Os famosos cecê e chulé muitas vezes não estão ligados à falta de higiene – foto Shutterstock

 

Quantas vezes você se deparou com odores de pessoas nas ruas, nos ônibus ou em festas, hein?

O famoso “cecê” ou, ainda, o “chulé” muitas vezes não está ligado ao descuido com a higiene e sim com um problema de saúde: a bromidrose.

A bromidrose pode surgir por vários motivos, como pela ação dos micróbios, alcoolismo, ingestão de alguns alimentos específicos, diabetes, determinados antibióticos e alguns hormônios que trazem à região afetada aquele odor desagrádavel de suor.

“O suor possui mais que água e sais minerais. Na maioria das vezes, ele tem também restos celulares e quando estão em contato com fungos e bactérias ocorre uma ação química que provoca um odor fétido”, explica o cirurgião plástico Dr. Alexandre Kataoka.

Essa condição costuma gerar profundo incômodo em seus portadores, pois o cheiro costuma ser tão forte que mesmo com o uso de antitranspirantes e perfumes não há melhora significativa ou alívio da situação.

Assim, faz com que eles se sintam desconfortáveis em inúmeras ocasiões e evitem, ao máximo, se expor ao calor ou a altas temperaturas no geral, para que assim as chances de mau cheiro se alastrar e ser perceptível aos demais sejam reduzidas.

Causas da bromidrose

Obesidade ou sobrepeso;
Diabetes;
Consumo excessivo e/ou frequente de bebidas alcoólicas;
Consumo de alimentos como alho, cebola ou aspargo;
Alterações hormonais.

Cuidados diários

Existem alguns cuidados e medidas simples que ajudam a minimizar os sintomas e males da bromidrose. Trata-se de ações que podem ser feitas diariamente, e seus efeitos são mais concisos no médio prazo. São elas:

– Tomar banho com sabonete antisséptico e secar bem a pele para eliminar os resquícios de umidade das axilas e entre os dedos dos pés;
– Não utilizar roupas feitas com materiais sintéticos, como náilon ou poliéster. Opte por tecidos de fibras naturais, como algodão, que permitem que a pele respire melhor;
– Lavar as roupas com produtos que ajudem a eliminar os odores, normalmente encontrados em supermercados junto aos sabões em pó e amaciantes;
– Utilizar calçados abertos, quando possível, reduzindo a probabilidade de ter umidade nos pés;
– Realizar, uma manutenção da higiene na região que está com o mau cheiro forte, lavando somente as axilas ou os pés com um sabonete antisséptico;
– Evitar o consumo excessivo de álcool e de comidas muito condimentadas;
– Conversar com o farmacêutico sobre uma formulação de desodorante ou antitranspirante ideal para a sua condição.

Tratamento

Existem vários tipos de tratamento para a bromidrose. Para determinar o melhor método, é preciso identificar qual é a causa e, a partir disso, avaliar as opções que se adequem melhor e respondam ao caso.

Uma das opções é por meio da cirurgia. A técnica consiste na redução da secreção e do número de glândulas apócrinas por aspiração e/ou remoção direta. Ela é indicada para casos mais graves que não respondem às terapias medicamentosas.

“Em casos em que a toxina botulínica não foi efetiva, a opção é o procedimento cirúrgico. Dentre as cirurgias, duas podem ser realizadas: a lipoaspiração superficial da região afetada ou a retirada total da região ou, ainda, a combinação de duas técnicas”, diz o cirurgião.

Mas, como todo procedimento cirúrgico, algumas medidas pré-operatórias devem ser adotadas, como exames e realização do procedimento em local adequado. A recuperação é rápida, cerca de 15 dias, porém isso pode variar de acordo com o caso.

*Informações Alto Astral


+ Saúde