Bossware: como funciona o programa que vigia funcionários sem que eles saibam

  • Robson Leite
  • Publicado em 4 de junho de 2022 às 16:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Programas de monitoramento e supervisão pessoal colocam em debate a privacidade de funcionários durante as horas de trabalho

Bosswares são softwares utilizados por empregadores para monitorar as atividades de funcionários durante as horas de trabalho. O nome dos programas provém da junção das palavras “software” e “boss” (chefe, em português).

O uso desse tipo de ferramenta cresceu durante a pandemia de Covid-19, principalmente depois que o regime de trabalho remoto precisou ser implementado. Nos Estados Unidos, 60% dos empregadores utilizam algum tipo de programa para fiscalizar as atividades dos funcionários que trabalham em casa, segundo estudo realizado pela companhia Digital.com.

Segundo uma publicação do portal TechTudo, ainda não há dados sobre o uso de bosswares no Brasil. A adoção da ferramenta, entretanto, levanta uma série de questões sobre privacidade e segurança no ambiente de trabalho.

Isso porque, para supervisionar o desempenho do trabalhador, esses programas são capazes até de ativar a câmera e o microfone sem o consentimento do usuário e fazer capturas aleatórias da tela, coletando dados biométricos — prática que pode ferir a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Os bosswares oferecem uma grande variedade de recursos para supervisionar as atividades dos funcionários que trabalham de maneira remota ou híbrida.

Os mais simples são capazes de registrar o pressionar de teclas, por exemplo, ou identificar o movimento e os cliques do mouse sobre a tela do computador. As informações são usadas para gerar relatórios de rendimento.


+ Tecnologia