Bombas de combustível lideram as reclamações dos consumidores no IPEM-SP

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 28 de abril de 2023 às 11:00
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Bomba de combustíveis lidera a quantidade de reclamações no período, com o total de 87 registros e 52 denúncias concluídas

A Ouvidoria do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) divulgou o ranking de reclamações sobre produtos, serviços e instrumentos de medição referente ao período de janeiro a março deste ano.

No período, foram 735 atendimentos. Desses, 524 estão efetivamente relacionadas a sugestões, solicitações, e busca de informações, 211 sobre produtos, serviços e instrumentos de medição, 87 casos foram fiscalizados e concluídos e 124 se encontram em andamento.

Entre os produtos, instrumentos e serviços fiscalizados, 11 foram reprovados.  

Bomba de combustíveis lidera a quantidade de reclamações registradas no período, totalizando 87 registros e 52 denúncias concluídas.

Fios, cabos e cordões flexíveis elétricos, e ainda inspeção técnica ou manutenção de extintores de Incêndio também estão nos destaques do ranking, representando respectivamente 40% e 33,3% das denúncias procedentes.

O procedimento para o cidadão reclamar é simples

Ao suspeitar de uma possível irregularidade contra o consumidor entre em contato com a Ouvidoria que atende, registra e faz o encaminhamento da solicitação para a área técnica realizar a fiscalização dos produtos ou instrumentos reclamados.

Após a verificação, os resultados são encaminhados para Ouvidoria que se encarrega de transmitir a informação para o cidadão por meio de um número de protocolo.

“É importante que a população tenha certas informações para denúncia, que auxiliam o trabalho da fiscalização, entre elas, as que constam na nota fiscal. Principalmente, ao denunciar bombas medidoras de combustíveis”, explica a ouvidora Célia Maria Salomão.

“Nesse caso, os dados da nota, o nome do posto, razão social do estabelecimento, CNPJ, endereço completo, combustível abastecido, e se possível, qual bomba abasteceu o veículo. Dessa maneira, o fiscal ao apurar a denúncia, vai direto na bomba suspeita”, diz Célia Maria Salomão.

Comparação

No mesmo período em 2022, de janeiro a março, a Ouvidoria do Ipem-SP registrou 808 atendimentos.

Desses, 445 estão efetivamente relacionadas a sugestões, solicitações, e busca de informações, 363 sobre produtos, serviços e instrumentos de medição, 194 casos foram fiscalizados e concluídos e 169 se encontram em andamento. Entre os produtos, instrumentos e serviços fiscalizados, 26 foram reprovados.

Confira o ranking de atendimentos:  http://www.ipem.sp.gov.br/images/00transparencia/OUV/ranking.pdf  

Mais informações sobre a Ouvidoria do Ipem-SP, acesse http://www.ipem.sp.gov.br/index.php/ipem-sp/ouvidoria 

Dúvidas, sugestões ou reclamações sobre este e outros assuntos do Ipem-SP podem ser feitas pelo telefone da Ouvidoria: 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou por meio do e-mail [email protected]

Ipem-SP

O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro.

Com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, realiza diariamente, em todo o Estado de São Paulo, operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, brinquedos, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais.

É seu papel também proteger o consumidor para que este leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou.

Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, no telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, enviar e-mail para [email protected] ou www.ipem.sp.gov.br   


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