Bill Gates acredita que pandemia acabará em 2022 e faz reflexões sobre o ano de 2021

  • Nene Sanches
  • Publicado em 12 de dezembro de 2021 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Por mais que pareça um histórico irregular de previsões, Bill Gates mantém a esperança de que dias melhores estão por chegar

Vale relembrar que Gates é conhecido por fazer previsões futuristas, algumas delas assertivas. (Imagem: GatesNotes/Reprodução)

O cofundador da Microsoft, Bill Gates, publicou um artigo em um blog pessoal com algumas reflexões sobre a pandemia e o ano de 2021.

Também aproveitou o texto para tecer algumas previsões para o futuro, indicando o que as empresas de tecnologia deverão estar procurando nos próximos dois a cinco anos.

Acertos e erros

Vale relembrar que Gates é conhecido por fazer previsões futuristas, algumas delas assertivas. Em 1987, por exemplo, previu que o mundo do século 21 seria preenchido com monitores de tela plana.

Entretanto, nem todos os chutes foram certeiros. Ele chegou a dizer uma vez que ninguém mais utilizaria cartões de crédito em 2007.

Aqui alguns trechos do artigo de Gates com cinco de suas previsões para o futuro, condensadas pelo portal Gizmodo Brasil:

A fase aguda da pandemia chegará ao fim em 2022

Começando pelas boas notícias, Bill Gates acredita que o pior da pandemia chegará ao fim no próximo ano.

Entretanto, ele ressalta que isso não significa que tudo voltará ao normal de 2019, mas que será muito melhor.

Gates não fez uma previsão sobre a situação dos não vacinados pelo mundo e em seu próprio país. Nesta quinta-feira, por exemplo, os Estados Unidos registraram 123.484 novos casos de Covid-19 e outras 1.294 mortes. Os que não tomaram a vacina estão entre os doentes mais graves.

Reuniões no Metaverso serão comuns em até 3 anos

Como Mark Zuckerberg, da Meta, o cofundador da Microsoft também investe na ideia de que o Metaverso está próximo.

Assim como a apresentação de Zuckerberg, a visão de Gates sobre o futuro do Metaverso permanece nebuloso, levantando mais dúvidas do que certezas.

Pessoas fazendo diagnósticos de saúde em casa

Durante a década de 1960, as pessoas previam que todo mundo teria computadores com capacidade para realizar diagnósticos médicos em casa. Esse futuro ainda não chegou, mas Gates ainda não desistiu desse sonho

Por mais que os smartwatches atuais possam se tornar futuros monitores de saúde pessoal, ainda é necessário o desenvolvimento de muitos aplicativos e sensores para que essa visão se torne realidade.

Exames de sangue para diagnosticar Alzheimer

Assim como a Covid, Gates também está extremamente otimista de que teremos muitos avanços médicos nos próximos anos, incluindo um exame de sangue para a doença de Alzheimer.

“Embora ainda não seja uma boa notícia para pessoas que têm a doença – que atualmente não tem cura ou mesmo uma maneira de ser desacelerada – este teste irá acelerar o progresso na busca por um avanço no tratamento”, escreveu Gates.

2022 será o ano do “novo normal”

Por mais que Bill Gates acredite que o pior da pandemia terminará em 2022, ele explica que todos nós criaremos uma nova versão do normal, mesmo que muitos resquícios da crise sanitária continuem em nossas vidas.

Por mais que pareça um histórico irregular de previsões, Gates mantém a esperança de que dias melhores virão. Um futuro em que todo mundo estará um pouco mais saudável e, quem sabe, um pouco mais normal.


+ Tecnologia