Beber muita água ajuda, realmente, a perder peso? Veja o que diz a ciência

  • Salvador Netto
  • Publicado em 29 de novembro de 2020 às 22:37
  • Modificado em 11 de janeiro de 2021 às 09:59
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Beber água pode causar aumentos ligeiros e temporários no metabolismo

Há muitas pesquisas que afirmam que beber mais água pode ajudar a perder peso, aumentando o metabolismo e reduzindo o apetite.

E sim, de acordo com um estudo, beber mais água do que o normal está associado a uma diminuição no peso e composição corporal. Outra revisão de estudos descobriu que a desidratação crônica estava associada a obesidade, diabetes, câncer e doenças cardiovasculares.

Numa investigação mais antiga, pesquisadores estimaram que beber 2 litros de água por dia aumentava o gasto de energia em cerca de 23 calorias diárias devido a uma resposta termogênica ou um metabolismo mais rápido.

Beber água cerca de meia hora antes das refeições também pode reduzir o número de calorias ingeridas. Isso pode acontecer porque é fácil para o corpo confundir sede com fome. 

Um estudo mostrou que as pessoas que beberam 500 ml de água antes de cada refeição perderam 44% mais de peso em 12 semanas, em comparação com aquelas que não beberam.

No geral, parece que beber quantidades adequadas de água, especialmente antes das refeições, pode aumentar o controle do apetite e manter um peso corporal saudável, especialmente quando combinado com um plano alimentar saudável.