1.200 infecções por dia em Batatais, mostra 1º relatório da testagem covid em massa

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 12 de junho de 2021 às 19:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cidade faz parte de um estudo do Instituto Butantan que prevê mapear a transmissão da covid-19; Mais de mil moradores já foram testados

Dimas Covas ao lado de Bruna Tonetti, secretaria de Saúde de Batatais  (Foto: Reprodução/EPTreV)

Dados do inquérito sorológico do Instituto Butantan desenvolvido em Batatais indicam que a cidade tem cerca de 1.200 infecções de covid-19 por dia.

O resultado é parcial e foi apresentado na sexta-feira (11), em coletiva de imprensa que teve participação do diretor do Butantan, Dimas Covas.

Na primeira de seis etapas, 1.076 moradores de 352 casas foram testados entre os dias 29 e 30 de maio.

Taxa alta

Segundo o jornal A Cidade On, de Ribeirão Preto, a incidência ou  taxa de ataque da infecção na cidade está em 1.85.

“A  cada dia, se a gente considerar a população como um todo, 62 mil pessoas, e arredondando o número [taxa] para 2, nós já temos 1.200 infecções que estão ocorrendo na cidade por dia”, explica Covas.

Dimas Covas disse ainda que até o momento os estudos mostram que 65% dos infectados estavam assintomáticos e 35% tiveram sintomas diversos da doença.

Além disso, 30% das pessoas que testaram positivo tinham menos de 20 anos e 95% de quem testaram positivo não sabem onde pegou.

Batatais faz parte do programa “Isolamento Inteligente”, que tem como objetivo mapear a transmissão da Covid-19 nos moradores. Para isso é feita a testagem em massa e o monitoramento da população.

Predominância da P.1

Segundo Dimas Covas, a presença da variante P.1, linhagem de origem amazônica, explica a piora da pandemia na cidade neste ano.

“O que explica a subida bruta em Batatais foi a introdução da P1. Até abril ela estava aqui, mas não era significativa. Passou a ser 80%, 90% e depois 100% na ultima amostragem Hoje a P.1 é dominante não só em Batatais, mas em todo o estado de São Paulo como um todo”, conclui Dimas.

Segundo a Secretaria de Saúde de Batatais, a cidade registra desde o início da pandemia 6.289 casos de Covid-19 e 145 mortes.


+ Saúde