Balanço da Anatel mostra bloqueio de quase 4 mil servidores de “gatonet” este ano

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 19 de dezembro de 2023 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Agência afirma que ações repressivas começaram antes do Carnaval e que a previsão é de mais operações no ano que vem

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou que fechou 3,9 mil servidores que distribuíam ilegalmente sinais de TV por assinatura e serviços de streaming, em 52 operações contra a pirataria.

Os dados são do mais recente balanço da agência, divulgado na quinta-feira, 14 de dezembro.

O conselheiro Artur Coimbra disse em nota que as ações começaram antes do Carnaval. A mais recente ocorreu na última rodada da Série A do Brasileirão, em 6 de dezembro.

A iniciativa em conjunto com operadoras de banda larga e o Ministério da Justiça levou ao corte de 1,2 mil sites de streaming ilegal.

TV Boxes clandestinas

“Para 2024, devemos ampliar as operações de bloqueio, fortalecendo o combate à pirataria de conteúdo audiovisual no Brasil, e ampliar o combate ao comércio e uso de TV boxes clandestinas”, diz o servidor.

A Anatel aplicou a primeira multa a uma pessoa física por venda de “gatonet” em outubro desde ano. Na ocasião, o órgão não aceitou recurso interposto pelo interessado e aplicou multa de R$ 7,68 mil ao vendedor.

Em setembro, a Anatel inaugurou seu Laboratório Antipirataria, um centro especializado em análise de equipamentos TV Boxes clandestinos.

De acordo com comunicado à época, o objetivo principal do laboratório seria análises técnicas sobre equipamentos e métodos ilegais de oferta pirata de conteúdo audiovisual.

Segundo o portal Terra, a iniciativa foi fruto de  um acordo com a Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA).


+ Tecnologia