Associação e Legislativo discutem proposta para implantar escola bilíngue em Franca

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 17 de setembro de 2021 às 14:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Frente Parlamentar debate a criação de Escola Bilíngue para atendimento de surdos e deficientes auditivos

Câmara de Franca

Frente Parlamentar debate a criação de Escola Bilíngue para atendimento de surdos e deficientes auditivos

A Frente Parlamentar de Apoio aos Surdos e Deficientes Auditivos, presidida pelo vereador Gilson Pelizaro, tem articulado sobre a possibilidade de ampliar os serviços aos deficientes auditivos em Franca.

O grupo recebeu nesta semana a presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes (APADA), Genecy Maria Dias, e a secretária da entidade, Isabel Alves de Souza.

Na ocasião, os parlamentares receberam as demandas apresentadas pelas representantes da entidade.

Escola bilíngue

Entre os temas debatidos, foi feita uma solicitação de atuação dos vereadores para a instalação de uma Escola Bilíngue para atendimento de pessoas com deficiência auditiva, surdos e familiares.

A ideia é trazer a discussão com os setores envolvidos, entre eles, a Secretaria Municipal de Educação, e oferecer atendimento não somente para pessoas de Franca, mas também de outras cidades da região.

Educação inclusiva

O vereador Gilson Pelizaro (PT) comentou sobre a importância da inclusão desses públicos.

“O que a gente quer é uma educação inclusiva e não a educação de segregação, e se a gente puder aliar o ensino regular com a Escola Bilíngue seria o melhor caminho”, disse.

E acrescentou ‘existem algumas experiências em andamento, a cidade de Juazeiro do Norte, que fica no Estado do Ceará, já tem uma Escola Bilíngue que recebeu inclusive recursos do Governo Federal”.

Atenção e planejamento

Isabel Alves de Souza, secretária da APADA, agradeceu o atendimento dos parlamentares e os esforços conjuntos na busca por melhorias no município.

‘É uma vitória o acolhimento da pessoa com deficiência auditiva, porque até hoje não há atendimento adequado e isso melhora a qualidade de vida dessas pessoas’ explicou.

Após a apresentação dos pedidos, foi definido um planejamento prévio para solicitação de documentos junto aos órgãos competentes e em breve será feito o agendamento de datas de eventos e novas reuniões com participação de vários segmentos e dos vereadores.


+ Política