ARTESP e concessionárias se mobilizam na Campanha Janeiro Roxo

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 16 de janeiro de 2021 às 20:01
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Mensagens educativas e motivacionais serão exibidas nos painéis eletrônicos instalados nas rodovias sob concessão da Agência

A iniciativa é uma parceria com a Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) para conscientizar a população

Com o objetivo de incentivar a conscientização sobre a Hanseníase, a ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo, com o apoio das 20 concessionárias que administram as rodovias paulistas, participa da campanha Janeiro Roxo.

A iniciativa é uma parceria com a Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) para conscientizar a população sobre a importância de se informar em relação à doença e procurar ajuda quando necessário.

As ações de conscientização do Janeiro Roxo começam nesta segunda-feira (18) e vão até o dia 31 de janeiro. Desde então, as concessionárias exibem nos 392 painéis eletrônicos – distribuídos ao longo dos 11,2 mil quilômetros de rodovias concessionadas – as seguintes mensagens da campanha:

“Todos contra a Hanseníase”
“Hanseníase tem cura”

A ação tem o objetivo de conscientizar a população para que busque informações sobre os sinais e sintomas da doença, que tem cura, mas se não diagnosticada e tratada a tempo, pode provocar sequelas irreversíveis.

“Começamos o ano de 2021 nos preocupando com a saúde de nossos motoristas. Colocamos frases curtas e de impacto nas rodovias sob concessão para que se saiba mais sobre essa doença e se procure ajuda médica. Prezar pela segurança do nosso usuário também é se preocupar com a saúde dele”, conta o diretor geral da ARTESP, Milton Persoli.

Além dos painéis eletrônicos, as redes sociais da Agência estarão informando sobre o assunto e haverá uma palestra online com o presidente da SBH, Cláudio Guedes Salgado para funcionários e concessionárias.

“É uma doença que caiu na invisibilidade. Muitas pessoas convivem durante anos com isso sem conhecer os sintomas. Por isso, precisamos multiplicar as informações e evitar um diagnóstico tardio, no estágio avançado da doença”, explica Claudio Guedes Salgado, presidente da Sociedade Brasileira de Hansenologia.

JANEIRO ROXO
A campanha nacional “Todos Contra a Hanseníase” acontece durante todo o ano, mas é reforçada em janeiro desde 2016, quando o Ministério da Saúde oficializou o mês e adotou a cor roxa para ações de conscientização sobre a doença.


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