Ar-condicionado é “vilão” da conta de luz; saiba os eletros que mais gastam em casa

  • Marcia Souza
  • Publicado em 18 de outubro de 2021 às 20:00
  • Modificado em 18 de outubro de 2021 às 20:08
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Uma boa dica é prestar atenção em certos eletrodomésticos e mudar algumas atitudes do dia a dia

Uma boa dica é prestar atenção em certos eletrodomésticos e mudar algumas atitudes do dia a dia

Quando as temperaturas sobem, nossas contas de energia vão junto, na maioria das vezes.

E para evitar uma conta de luz muito alta, precisamos manter nossas casas em ordem.

Sobretudo, com a maior eficiência energética possível. Contudo, encontrar maneiras de economizar energia e reduzir nossos custos pode ser um desafio. Então por onde começamos?

Uma boa dica é prestar atenção em certos eletrodomésticos e mudar algumas atitudes.

Quais sãos vilões?

Os itens que mais gastam energia dentro da sua casa são:

• 1.Ar condicionado;

• 2.Geladeira;

• 3.Máquina de lavar;

• 4.Fogão e forno elétrico;

• 5.Lava-louças;

• 6.Lâmpadas

• 7.Televisão e equipamentos de mídia (receptores de tv a cabo e vídeo games).

. Fonte da imagem: Pixabay

Dicas de como economizar eletricidade

Confira adiante algumas dicas de como economizar eletricidade em casa. São medidas que todos da podem adotar e agir em conjunto.

Assim, todos ganham, inclusive o meio ambiente. Assim sendo, sua conta de luz irá reduzir, consideravelmente.

Lâmpadas

Para ter conta de luz mais baixa, o ideal é mudar para lâmpadas com baixo consumo de energia.

De fato, é uma maneira fácil de economizar muita eletricidade. Os tipos tradicionais – conhecidos como lâmpadas incandescentes – convertem em luz apenas 10% da energia usada para alimentá-los.

E você não precisa se preocupar em substituí-los – eles têm uma vida útil de 34 anos, em comparação com apenas 1,4 para lâmpadas incandescentes.

Sem stand by

De acordo com algumas pesquisas, cada aparelho que fica ligado em stand by consome cerca de R$2 por mês na conta de energia elétrica.

Isso ocorre porque, quando você deixa dispositivos como TVs ou aparelhos de som em modo de espera, em vez de desligá-los, eles ainda consomem energia. Mas há uma solução fácil – desligue-os da tomada quando não os estiver usando.

Geladeira e freezer

• Limpe as bobinas – pode não estar no topo da lista de tarefas, mas as bobinas na parte de trás da geladeira ficam sujas com o tempo. Limpá-los pode fazer uma grande diferença para aumentar a eficiência energética de sua geladeira. Isso pode reduzir significativamente a energia que ela gasta;

• Mantenha-os cheios – mantendo sua geladeira e freezer pelo menos três quartos cheios, você pode garantir que eles não desperdiçam energia aquecendo o ar vazio. Mas lembre-se, não os encha demais – isso pode impedir a circulação do ar, o que também usará mais energia.

• Altere a temperatura – aumentando um pouco a temperatura da geladeira e do freezer, você pode economizar energia e, ao mesmo tempo, manter os alimentos frescos. A temperatura ideal para a sua geladeira é entre 3˚ e 5˚C, enquanto para o seu freezer é menos 18˚C.

 

• Não coloque comida quente – pode ser tentador colocar suas sobras direto na geladeira ou freezer para mantê-las frescas – mas é melhor deixá-las esfriar primeiro.

 

• Como seria de se esperar, ele usará muito mais energia para resfriá-los quando ainda estiverem quentes – por isso, é melhor mantê-los de lado, de preferência cobertos, até que esfriem.

Lave roupa uma vez na semana

 

A máquina de lavar roupa consome uma energia considerável. Se você lava roupa todo dia ou muitas vezes na semana, isso vai pesar na conta de luz.

Assim sendo, espere acumular uma quantia razoável de roupas e selecione um dia da semana para lavar todas elas. Caso haja realmente um volume bem grande, selecione 2 dias de semana.

Caso haja alguma peça que você precise usar, mas não chegou o dia programado da lavagem, recomenda-se então lavar na mão mesmo.


+ Basquete