Aposentadoria INSS: como estão as regras para quem começou a trabalhar antes de 1998

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 4 de outubro de 2021 às 19:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Reforma da Previdência estabeleceu mudanças significativas para quem estava perto de se aposentar ou já havia entrado com pedido.

A aposentadoria é tratada de forma proporcional quando consideradas as regras do direito adquirido.

As mudanças impostas nas regras da aposentadoria, advindas com a reforma da Previdência, ainda causam dúvida na cabeça de muitos cidadãos.

O que acontece é que muitos contribuintes ficam com receio de solicitar o benefício fora da hora certa e assim receber um salário menos vantajoso durante a velhice.

Como explica o empreendedor social, Hilário Bocchi Junior, com a reforma, foram criadas regras de direito adquirido, também conhecidas como regras de transição.

Elas têm a missão de oferecer a melhor modalidade de aposentadoria para os cidadãos que já haviam entrado com o pedido do benefício ou então estavam perto de se aposentar.

Contribuição anterior a 1998

A aposentadoria é tratada de forma proporcional quando consideradas as regras do direito adquirido.

As normativas estabelecidas nesta sistemática se aplicam aos trabalhadores que começaram a contribuir antes do ano de 1998. Dessa forma, o cidadão consegue se aposentar com menor idade, ou seja, mais cedo, e com menos pedágio.

“Apesar de o nome do benefício ser aposentadoria proporcional, o valor do benefício pode ser maior”, declarou Bocchi ao portal capitalist.com.br

Para ajudar no cálculo da aposentadoria, o especialista desenvolveu uma calculadora do INSS. A ferramenta pode ser de grande auxílio para quem deseja se tornar um beneficiário da Previdência.