Após decisão do STF, Prefeitura de Franca libera cultos e missas nas igrejas

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 4 de abril de 2021 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ministro Nunes Marques autorizou atividades religiosas com participação do público. Regras foram publicadas neste domingo (4) em edição extra do Diário Oficial do município

Missas e cultos religiosos estão liberados em Franca, mas há regras

 

Em edição extra do Diário Oficial publicado neste domingo (4), a Prefeitura de Franca liberou a realização de cultos e missas nos templos religiosos da cidade.

A decisão ocorre após o ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizar, em caráter provisório, a realização das celebrações com participação do público.

Na fase emergencial do Plano São Paulo, em vigor até 11 de abril, as atividades religiosas em grupo estavam suspensas, mas as igrejas autorizadas a abrir ao público para orações individuais.

Na noite de sábado (3), ao liberar as celebrações, o ministro do STF afirmou que estados, municípios e Distrito Federal não podem editar normas de combate à pandemia do novo coronavírus que proíbam completamente celebrações religiosas presenciais, como cultos e missas.

Ele ainda estabeleceu limites para o número de pessoas, assim como o respeito às medidas de distanciamento social e uso de máscaras.

Consta na atualização do decreto municipal deste domingo, assinado pelo prefeito de Franca, Alexandre Ferreira (MDB), as seguintes regras para as celebrações:

– Ocupação limitada a 25% da capacidade;
– A ocupação deve ser feita de forma espaçada entre os assentos e as fileiras de cadeiras ou bancos devem ser alteranadas;
– O espaço deve ser arejado (com janelas e portas abertas, sempre que possível);
– O uso de máscaras é obrigatório;
– Deve haver disponibilização de álcool em gel nas entradas dos templos;
– A temperatura dos fiéis deve ser aferida.

Em comunicado divulgado nas redes sociais, a Diocese de Franca informou os horários das missas deste domingo na catedral e que, em respeito ao limite de capacidade, a entrada dos fieis seria por ordem de chegada.

As celebrações estavam marcadas para as 17h e 19h.

*Informações G1


+ Justiça