Aplicativo que descarrega o celular: como descobrir e ajustar o uso da bateria

  • Nene Sanches
  • Publicado em 19 de fevereiro de 2024 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Celulares Android e iPhone exibem o consumo de bateria dos aplicativos e permite tomar decisões que otimizem o uso do celular

Aparelhos Android e iPhone (iOS) permitem identificar os aplicativos que mais consomem a bateria do dispositivo.

Com o recurso, é possível entender melhor o uso do aparelho e tomar decisões para otimizar a energia do celular.

Ao encontrar os apps que mais consomem bateria, o usuário pode considerar limitar a execução da plataforma em segundo plano, diminuir o tempo de uso e ainda evitar acessar o app em dias que precisa economizar bateria.

Confira o passo a passo de como descobrir quais aplicativos descarregam o seu celular.

Android

Passo 1.

Abra as configurações do aparelho e role a tela para baixo até encontrar pela opção “Assistência do aparelho e bateria”. Feito isso, toque sobre o recurso;

Passo 2.

Depois, toque em “Bateria”. Em seguida, vá em “Ver detalhes” para conferir o consumo de bateria por todos os apps instalados no celular;

Passo 3.

Note que ao lado do aplicativo, o recurso exibe a porcentagem do consumo de bateria pelo app. Toque sobre um aplicativo para conferir mais detalhes do uso de bateria.

iPhone

Passo 1.

Abra os Ajustes do iPhone e, em seguida, toque em “Bateria”. Note que é possível alterar o tempo de análise entre “Últimas 24 horas” e “Últimos 10 Dias”;

Passo 2.

Role a tela para baixo para conferir os aplicativos que mais gastam a bateria do celular. Em seguida, toque em “Mostrar atividade”;

Passo 3.

Feito isso, o recurso exibe o tempo de uso do usuário em cada aplicativo.

O que fazer quando um app gasta muita bateria?

É possível poupar o consumo de bateria do celular por aplicativos de algumas formas. Uma dica é desativar notificações desnecessárias. Os alertas ativam a tela, emitem sons ou vibrações, o que faz consumir energia do aparelho.

Já alguns aplicativos sincronizam dados em segundo plano constantemente. Portanto, outra forma de reduzir o uso da bateria é limitar o uso em segundo plano de apps.

Para isso, no Android, acesse a aba de “Bateria” nas configurações do aparelho e toque em “Limites de uso em segundo plano”.

Configurações

O uso constante do GPS também faz o aparelho consumir mais energia. Nesse caso, vale verificar se o recurso de localização está ativado em aplicativos que não precisam da função o tempo todo.

Segundo o portal Techtudo, o usuário pode gerenciar o tempo de uso de apps que gastam muita bateria.

No Android, vá em “Bem-estar digital” nas configurações do aparelho e, depois, em “Temporizadores de aplicativos” para selecionar um limite de tempo de uso para as opções que mais consomem energia.

Já no iPhone, vá em Ajustes e, depois, em “Tempo de Uso”. Para começar a configurar, toque em “Ativar Atividade em Apps e Sites”.


+ Tecnologia