Aplicativo do SUS já é utilizado por mais de 1,2 milhão de pessoas

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 18 de setembro de 2018 às 19:46
  • Modificado em 29 de outubro de 2020 às 23:50
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App oferece diversas funcionalidades como acompanhar consultas, histórico de solicitações e outros

O aplicativo
disponibilizado gratuitamente pelo Ministério da Saúde para os usuários do
Sistema Único de Saúde (SUS), Meu DigiSUS, está há três anos em
funcionamento e já foi baixado por 1,2 milhão de pessoas que têm smartphones
com sistemas IOS e Android.

O aplicativo permite que a população acompanhe, via celular,
suas consultas, visualize o histórico de solicitações e a posição na fila do
Sistema Nacional de Transplantes, entre outras funcionalidades relacionadas à
saúde pública. O aplicativo também permite que os pacientes do SUS atuem como
fiscais dos serviços prestados por meio da avaliação do atendimento realizado,
assim como denunciar fraudes de qualquer local do país.

Pela plataforma
móvel oficial do SUS, o cidadão consegue encontrar hospitais, unidades de saúde
e outros estabelecimentos próximos de sua residência; identificar farmácias
participantes do Aqui tem Farmácia Popular e acompanhar os medicamentos que o
cidadão retirou, além de avaliar o atendimento desses serviços. Também é
possível acessar uma linha do tempo de cada atendimento realizado pelo SUS,
além do Cartão Nacional de Saúde e os dados pessoais, com informações sobre
nutrição e alergias.

A plataforma é interligada às 19.788 Unidades Básicas em Saúde
(UBS) já informatizadas em 3.780 municípios, totalizando 106.179.196 usuários.
Ao todo, 11 sistemas estão integrados no aplicativo, entre eles o Cadastro
Nacional de Usuário do SUS (CADSUS), Cadastro Nacional de Estabelecimentos de
Saúde (CNES), Farmácia Popular e os Sistemas Nacional de Transplantes (SNT), de
Regulação (SISREG), de Atenção Básica (e-SUS AB) e o Hemovida.

Como baixar

Para realizar seu primeiro acesso, baixe o aplicativo Meu
DigiSUS na loja compatível com o celular e insira algumas informações básicas
como CPF, nome da mãe e e-mail. Após cumprir essa etapa, o sistema localizará o
seu cartão e enviará ao correio eletrônico cadastrado uma mensagem para
verificação de segurança. Em seguida aparece o número do seu Cartão Nacional de
Saúde e que dará acesso as suas informações de saúde.

Se não conseguir entrar no aplicativo, o Ministério da Saúde
recomenda que o usuário procure a unidade de saúde mais próxima da sua
residência para que o seu cadastro possa ser realizado.

Para outras dúvidas, ligar na Ouvidoria do SUS, no 136.