Apesar de raro, com cerca de 600 casos, câncer de mama evolui mais rápido em homens.

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 22 de outubro de 2021 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Câncer de mama representa apenas 1% dos casos entre homens, sendo mais comum a partir dos 60 anos; veja quais são os sintomas

Em 2021, mais de 66 mil novos casos de câncer de mama foram diagnosticados, segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer).

Desse total, a estimativa é que apenas 1% tenha sido entre homens que, apesar da rara incidência, podem ter uma evolução mais rápida do tumor, de acordo com o mastologista Alexandre Pupo.

“A princípio, a doença é muito semelhante em homens e mulheres. O processo em homens se dá por uma mutação de um gene e, pelo fato de o tamanho da mama ser muito menor, o câncer evolui muito mais rápido”, explica.

Mutação

Segundo Pupo, o câncer de mama se dá por um crescimento desordenado e contínuo de células da glândula mamária. Com o passar do tempo ganham a capacidade de extrapolar os limites do órgão e podem se espalhar pelo corpo. Nos homens, a doença ocorre pela mutação do gene BRCA2 e representa 1 de cada 100 diagnósticos.

O especialista ressalta que a doença é mais comum em homens na faixa etária entre 60 e 85 anos, porque, devido à idade avançada, o corpo se torna propenso a mutações genéticas.

“A incidência de casos é muito menor em homens por causa do menor tecido mamário, havendo menos células que possam sofrer mutações, além dos estímulos sexuais femininos, como o estrogênio, que é produzido em quantidade muito inferior em homens”, esclarece.

Oncogeneticista

O especialista afirma que, para homens em cuja família haja alguém que tenha tido câncer antes dos 50 anos, é aconselhável fazer um acompanhamento genético. “Nesse caso, é necessário buscar um oncogeneticista, para avaliar quais os riscos de desenvolvimento de um câncer”, diz.

Em 2019, 227 homens morreram em decorrência do câncer de mama, indicam os dados do Inca.

O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece, em 317 unidades hospitalares especializadas espalhadas pelo Brasil, tratamento gratuito a portadores da doença.


+ Saúde