Apenas 3 em 10 crianças brasileiras já se vacinaram contra o sarampo em 2022

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 2 de junho de 2022 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Campanha nacional de imunização termina na sexta; faixa etária que pode receber a vacina vai dos 6 meses a 4 anos de idade

Apenas 3 a cada 10 crianças brasileiras que deveriam ser imunizadas contra o sarampo já receberam a vacina em 2022, segundo dados do Ministério da Saúde verificados pelo portal g1 na tarde de terça-feira (31).

A campanha nacional de vacinação contra a doença vai até esta sexta (03). Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade podem ser imunizadas; a vacina é aplicada em uma dose.

As crianças também poderão ser vacinadas contra a gripe (Influenza) no mesmo momento em que receberem a vacina do sarampo, pois não é preciso esperar um intervalo entre as duas.

De acordo com notícia do portal G1, a vacinação é gratuita e está disponível nos postos de saúde do SUS. A vacina é essencial para garantir a proteção contra o sarampo, que pode causar febre, infecção nos ouvidos, pneumonia, diarreia, conjuntivite, perda de apetite e convulsões.

Queda na cobertura

A cobertura vacinal mínima para o sarampo deve ser de 95%. Neste ano, entretanto, esse percentual está em apenas 30,3%, segundo dados do Ministério da Saúde.

O Brasil chegou a receber o certificado de erradicação do sarampo em 2016, mas perdeu a marca após um surto três anos depois.


+ Saúde