ANS torna obrigatória cobertura de remédios contra câncer e asma por plano de saúde

  • Robson Leite
  • Publicado em 16 de novembro de 2022 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A medida foi publicada no Diário Oficial da União na semana passada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar.

A partir de agora, os planos de saúde terão que cobrir tratamentos com remédios para todos os pacientes com câncer e asma.

A determinação é da ANS. A medida foi publicada no Diário Oficial da União na semana passada  pela Agência Nacional de Saúde Suplementar.

Segundo a agência, o principal medicamento contra asma e alguns utilizados para tratar diferentes tipos de câncer, agora devem ser liberados a todos os pacientes que têm planos de saúde.

A cobertura obrigatória dos remédios contra asma e câncer trazem um alívio aos pacientes. Esses medicamentos custam em torno de R$ 10 mil e R$ 30 mil no mercado.

Medicamentos liberados

Segundo a ANS, o medicamento a ter cobertura obrigatória em tratamentos contra a asma é o Dupilumabe.

Geralmente ele é indicado para pacientes acima de 12 anos que têm grau elevado da doença e que não é adequadamente controlada com tratamentos tópicos, ou quando estes tratamentos não são aconselhados.

Já os medicamentos utilizados contra o câncer, agora cobertos obrigatoriamente pelos planos de saúde, são orais: Niraparibe, Axitinibe (em combinação com Pembrolizumabe) e Levomalato de Cabozantinibe (em combinação com Nivolumabe).

O Niraparibe é usado em terapias de manutenção de pacientes adultas com carcinoma de ovário, da trompa de Falópio ou peritoneal primário avançado de alto grau.

Já o Axitinibe, em combinação com Pembrolizumabe, é indicado para tratamento de pacientes com carcinoma de células renais (CCR) avançado ou metastático, com risco prognóstico IMDC intermediário ou desfavorável.

Um outro, o Levomalato de Cabozantinibe, em combinação com Nivolumabe, é usado no tratamento de carcinoma de células renais (CCR) avançado, de acordo com o portal Só Notícia Boa.


+ Saúde