Animais de estimação estão contraindo Covid-19 de humanos, aponta estudo

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 3 de julho de 2021 às 20:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cerca de 17% dos animais testados apresentaram anticorpos para Covid-19, sugerindo que haviam sido infectados

Estudo descobriu um número surpreendente de cães e gatos infectados pelo novo coronavírus

 

Se você acha que tem Covid-19, pode ser melhor ficar longe de seus animais de estimação, diz o autor de um estudo holandês que descobriu que um número surpreendente de cães e gatos podem estar infectados.

“Cerca de um em cada cinco animais de estimação contrai a doença de seus donos”, disse o Dr. Els Broens, da Universidade de Utrecht, na Holanda, embora não haja casos conhecidos de propagação da doença de animais de estimação para humanos.

“Felizmente, os animais não ficam muito doentes com isso.”

No estudo de Broens, apresentado esta semana em um artigo no Congresso Europeu de Microbiologia e Doenças Infecciosas, 156 cães e 154 gatos de 196 famílias foram testados em casas onde se sabia que os humanos estavam infectados pelo coronavírus.

Cerca de 17% dos animais, 31 gatos e 23 cães, apresentavam anticorpos para Covid-19, sugerindo que haviam sido infectados.

Além disso, seis gatos e sete cães, ou 4,2% dos animais, tiveram uma infecção ativa, conforme demonstrado por um teste de PCR.

Testes posteriores mostraram que esses animais se recuperaram rapidamente e não passaram para outros animais de estimação na mesma casa, disse Broens.

Acredita-se que a Covid-19 se origine em morcegos e, desde os primeiros meses da pandemia, sabe-se que mamíferos não humanos podem ser infectados, mas poucos adoecem gravemente.

Sabe-se que apenas visons foram infectados por humanos e transmitiram a doença a outros humanos.

Broens disse que o carinho que os donos têm por seus cães e gatos pode ter um papel importante nas altas taxas de infecção dos animais de estimação.

“Muitos donos de animais de estimação estão em contato muito próximo, como se dormissem com seus animais em sua cama, então você pode imaginar que existe um contato próximo, para que a transmissão possa ocorrer”, disse ela.

Fiocruz

Um estudo desenvolvido na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) também aponta que as pessoas podem transmitir coronavírus para os animais de estimação.

A pesquisa recomenda que os donos infectados pela Covid-19 devem manter distanciamento social não só de humanos, mas também dos cães e gatos.

Foram selecionadas famílias do Rio de Janeiro com seus 39 animais de estimação, sendo 29 cachorros e dez gatos, entre maio e outubro do ano passado.

Após a confirmação de humanos com Covid-19, os cientistas colheram amostras dos animais para saber o efeito do vírus sobre eles.

“Os principais resultados da pesquisa demonstram que, de 21 domicílios diferentes, quase a metade apresentava um ou mais animais de estimação positivos para Sars-CoV-2″.

Foram nove cachorros (31%) e quatro gatos (40%) infectados ou expostos ao Sars-CoV-2. Os animais obtiveram resultados de RT-PCR positivos de 11 a 51 dias após o aparecimento dos primeiros sintomas de seus tutores.

Entre os cães, três apresentaram dois testes positivos realizados num intervalo de 14, 30 e 31 dias. As amostras de sangue determinaram presença de anticorpos contra o Sars-CoV-2 em um cão e em dois gatos”, explicou Guilherme Calvet, do Laboratório de Pesquisa Clínica em Doenças Febris Agudas, um dos coordenadores do estudo.

*Informações CNN


+ Pets