Aneel aprova ampliação de operações na Usina Hidrelétrica de Jaguara

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 3 de março de 2025 às 07:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A usina hidrelétrica de Jaguara, cuja represa se tornou um importante polo de atração turística da região, fica no Rio Grande, entre municípios de São Paulo e Minas Gerais

O projeto é um dos que devem fazer parte do Leilão de Reserva de Capacidade, solicitado pelo Ministério de Minas e Energia – foto YouTube

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou a ampliação das operações da Usina Hidrelétrica de Jaguara, entre os municípios de Rifaina (SP) e Sacramento (MG).

O projeto é um dos que devem fazer parte do Leilão de Reserva de Capacidade, solicitado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e com consulta aberta na última quinta-feira (27).

Com o novo edital, o objetivo é que a UHE gere ao sistema elétrico nacional 232,5 megawatts (MW) além dos 424 megawatts da atual capacidade instalada.

A consulta pública deve ocorrer até abril. O leilão com as empresas interessadas, e que tiveram até o dia 14 de fevereiro para se cadastrar, deve acontecer em junho.

Usina hidrelétrica em Rifaina

A usina hidrelétrica de Jaguara, cuja represa se tornou um importante polo de atração turística da região, fica no Rio Grande, entre municípios de São Paulo e Minas Gerais, e entrou em atividade em 1971 com um reservatório que cobre 34,6 quilômetros quadrados.

Desde 2017, a planta, até então sob a gestão da Cemig, faz parte da estrutura de geração da Engie Brasil Energia, que ganhou a concessão até 2047 após ser leiloada pelo governo federal por R$ 2,171 bilhões.

Em 2024, a UHE acumulou uma geração de 2,4 mil gigawatts hora (GWH).

*Fonte: G1


+ Cotidiano