Em ambientes com ar-condicionado risco de covid e resfriado aumenta. Fato ou boato?

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 21 de fevereiro de 2023 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Estudo mostrou que o fluxo de ar condicionado em ambiente fechado é capaz de levar as gotículas respiratórias de um ponto para outro

O que sabemos é que esses aparelhos potencializam a dispersão das gotículas da nossa fala e da respiração

Como já temos aprendido até este momento da pandemia, sabemos que o novo coronavírus tem vários meios de transmissão, assim como os tradicionais resfriados, seja pelo contato direto entre duas pessoas (transmissão por pequenas gotas da fala e da respiração) ou por meio de superfícies contaminadas por essas gotículas.

Assim como descritos em alguns países como no Japão, Alemanha e China, COVID e resfriados podem ser transmitido por gotículas geradas pela nossa fala e respiração, transportadas por meio do fluxo de ar dos aparelhos de ar condicionado.

Em um dos estudos destes países, foi constatado que o intenso fluxo de ar condicionado em um ambiente fechado (como em restaurantes, bares, entre outros) é capaz de levar as gotículas respiratórias de uma mesa para outra, mesmo se ela estiver a muitos metros de distância!

O que fazer?

Pelos conhecimentos científicos atuais, não podemos dizer que existe uma maneira segura ou minimamente adequada para utilização de aparelhos de ar condicionado.

O que sabemos é que esses aparelhos potencializam a dispersão das gotículas da nossa fala e da respiração, fazendo com que elas alcancem pessoas distantes que estão compartilhando o mesmo ambiente!

Além disso, sabemos que muitas pessoas infectadas podem ser assintomáticas, potencializando ainda mais os riscos de ficar em ambientes fechados em uso desse tipo de ventilação.

Portanto, vamos priorizar os ambientes mais abertos e arejados, com uma ventilação natural. Confiemos também nas defesas de nossos corpos, mas, sempre que puder, evite o ar-condicionado.


+ Saúde