Alunos de Franca participam da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 26 de maio de 2025 às 07:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Além das ações na escola, os alunos participaram de atividades no Observatório de Astronomia, no Colégio Champagnat

Alunos estão se preparando para participação na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

 

A rede municipal de ensino de Franca está incentivando a participação de alunos na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), com ações práticas e educativas promovidas pela Secretaria de Educação.

A iniciativa faz parte de um projeto para estimular o interesse pelas ciências espaciais entre estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio.

Nesta edição, alunos do 5º ano da EMEB Prof.ª Christianne Dezuani Dias de Oliveira, na Vila Real, estão participando ativamente da competição.

Para prepará-los, professores do Espaço de Difusão Científica ministraram palestras na escola, abordando temas como sistema solar, constelações e exploração espacial.

Eles também orientaram os alunos sobre o uso de softwares educativos e deram suporte para atividades práticas, como a construção e o lançamento de foguetes escolares.

Além das ações na escola, os alunos participaram de atividades no Observatório de Astronomia, no Colégio Champagnat, e integraram a Olimpíada de Lançamento de Foguetes (OBAFOG).

Os resultados foram enviados à coordenação da OBA, que promove a olimpíada em parceria com a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e a Agência Espacial Brasileira (AEB).

A secretária de Educação, Márcia Gatti, destacou os objetivos da iniciativa. “Buscamos aproximar os estudantes das ciências espaciais, aumentar o interesse por carreiras científicas e estimular a formação de novos talentos. Foi uma oportunidade para aprender de forma divertida e aplicar o conhecimento em um contexto desafiador”, afirmou.

A OBA acontece em várias etapas ao longo do ano. Ao final de 2025, serão distribuídas cerca de 80 mil medalhas entre ouro, prata e bronze, além de certificados para todos os participantes e premiação para as escolas envolvidas.

 


+ Educação