compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Encontro com o prefeito fez parte de projeto educativo sobre o funcionamento da cidade

Alunos visitaram a sede da Prefeitura e diversos departamentos municipais, aprendendo de perto como funciona a administração pública
Uma manhã cheia de descobertas marcou a última quarta-feira (16) para um grupo de 11 alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Franca, com idades entre 11 e 19 anos.
Em uma atividade especial promovida pela entidade, os estudantes visitaram a sede da Prefeitura e diversos departamentos municipais, aprendendo de perto como funciona a administração pública.
Acompanhados pela professora de Educação Especial, Rafaela Alves da Silva, os alunos percorreram setores da Prefeitura, encerrando o passeio com uma visita ao gabinete do prefeito Alexandre Ferreira.
Lá, foram calorosamente recebidos, conheceram as salas onde ocorrem reuniões e ouviram, do próprio chefe do Executivo, um pouco sobre sua rotina de trabalho.
“Eles gostaram muito da visita, foram muito bem recebidos pelo prefeito e tiraram fotos. É importante a gente trabalhar com eles a importância de exercer a cidadania, o que é dever nosso e do poder público”, destacou a professora Rafaela.
O projeto, desenvolvido na APAE, busca mostrar aos alunos a diferença entre espaços públicos e privados, promovendo conhecimento sobre a estrutura da cidade e estimulando o senso de cidadania.
“Nós estudamos isso em sala de aula e agora viemos conhecer na prática. Visitamos cada setor da Prefeitura e o gabinete também”, explicou.
A iniciativa é mais do que uma simples saída escolar: representa um passo importante na formação dos alunos como cidadãos conscientes, capazes de entender seus direitos, deveres e o papel que o poder público exerce em suas vidas.
A ação reforça o compromisso da APAE com a inclusão e a educação transformadora, e destaca a importância da aproximação entre instituições e o poder público na construção de uma sociedade mais justa e participativa.