Alarmante: Obesidade pode provocar 13 tipos diferentes de câncer! Veja como evitar

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 21 de outubro de 2021 às 16:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Obesidade é um dos maiores problemas de saúde do mundo. No Brasil, mais da metade da população está acima do peso

Estudo aponta qual é o melhor exercício para combater obesidade

Obesidade é um dos maiores problemas de saúde do mundo

 

A obesidade é um dos maiores problemas de saúde do mundo. E no Brasil não é diferente.

De acordo com o último levantamento realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais da metade dos brasileiros estão acima do peso. Sendo que, aproximadamente, 25% da população já se encontra em estado de obesidade.

Porém, a tendência é que o confinamento imposto pela pandemia de Covid-19 tenha piorado esse panorama.

Com as pessoas mais tempo em casa, sem a realização de atividades físicas, as chances de comer mais e gastar menos calorias costumam ser altas. E é aí que ocorre o acúmulo de peso.

“Esse acúmulo é causado quase sempre pelo sedentarismo e pelo consumo excessivo de alimentos com alto valor calórico, superior ao usado pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades diárias”, revela a nutricionista Francyne Silva Fernandez.

No entanto, essa é uma condição que pode favorecer o desenvolvimento de outras doenças e, inclusive, levar o paciente à morte.

Uma pesquisa realizada pelo Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), em conjunto com a Universidade de Harvard e com a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), indicou que a obesidade pode provocar 13 tipos diferentes de câncer. São eles:

– Mama na pós-menopausa;
– Cólon e reto;
– Útero;
– Vesícula biliar;
– Rim;
– Fígado;
– Ovário;
– Próstata;
– Mieloma múltiplo (células plasmáticas da medula óssea);
– Esôfago;
– Pâncreas;
– Estômago;
– Tireoide.

“Além dos problemas físicos, a obesidade ainda pode afetar a saúde emocional e psicológica, já que pessoas obesas podem desenvolver a baixa autoestima, que leva à depressão”, completa a nutricionista.

Prevenção e tratamento contra a obesidade

Para evitar que o excesso de gordura corporal se torne obesidade e favoreça o aparecimento de todas essas doenças, o mais indicado é apostar no estilo de vida.

Ter em mente que a ingestão de alimentos saudáveis, naturais e nutritivos pode ser uma importante fonte de saúde.

Sem falar na realização de atividades físicas regulares que, além de promover a queima calórica, ainda melhora o condicionamento cardiorrespiratório e libera substâncias benéficas para o organismo.

O problema é que, nem sempre, a obesidade é provocada “apenas” por hábitos ruins. A condição pode ter causas genéticas e mentais também.

Por isso, a qualquer sinal de ganho excessivo de peso, o melhor a se fazer é procurar ajuda especializada. Apostar em soluções teoricamente rápidas, como a automedicação, por exemplo, costuma ser um erro grave.

“O uso desses remédios, inclusive, não deve ser feito por conta própria ou de maneira indiscriminada, pois pode acarretar outros problemas de saúde. O mesmo vale para as dietas. Regimes milagrosos, que prometem a perda de peso da noite para o dia, não existem. O essencial é sempre buscar um profissional, de preferência um endocrinologista e um nutricionista” finaliza Francyne.

*Informações Saúde em Dia


+ Saúde