Água termal: seu uso vai muito além da hidratação da pele! Veja aqui os benefícios!

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 4 de julho de 2021 às 20:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Desbancando o protetor solar, a água termal virou o queridinho das apaixonadas por cuidados com a pele!

água termal

Água termal desbancou o protetor solar e virou a queridinha das apaixonados por skincare

 

Desbancando o protetor solar, a água termal virou o queridinho das apaixonadas por cuidados com a pele.

O produto é muito famoso por sua alta ação hidratante e calmante, porém, o cosmético vai muito além dessas duas características ao conseguir tratar até mesmo doenças dermatológicas, como a psoríase.

A qualidade do produto curinga vai depender de onde a água foi extraída, mas, no geral, águas termais possuem alta concentração de oligoelementos, que são minerais e micronutrientes de alto valor agregado, como o zinco, selênio, silício e ferro.

Água comum não é água termal

Para ser considerado termal, o líquido deve “absorver” do solo em que ele se encontra uma série de micronutrientes e minerais importantes.

Assim, quando ocorrer a coleta na fonte, é preciso que a água tenha alta concentração dos benefícios citados acima.

Segundo Roberta Padovan, médica pós-graduada em dermatologia e medicina estética, é por conta dessa riqueza e combinação de micronutrientes que a água termal tem um papel anti-inflamatório, antioxidante, remineralizante, calmante, refrescante, hidratante e cicatrizante.

Desse modo, para não usar o queridinho da skincare apenas no rosto como hidratante, saiba como utilizar em outras áreas da pele! Confira 5 principais usos do cosmético:

Após a depilação

De acordo com a médica, a água termal gelada ajuda a manter o pH da pele, visto que possui efeito anti-inflamatório, anti-irritante e calmante, além de preparar a derma para receber produtos de hidratação.

“Sobretudo após a depilação, onde a pele se encontra sensibilizada, o uso da água termal colabora para um processo de reposição desses oligoelementos, fundamentais para restabelecer a função de barreira da área”, explica.

Após exercícios físicos

Como o cosmético ajuda a refrescar a pele e repor os sais minerais perdidos pela transpiração, ele também mantem o equilíbrio e a saúde da derma.

Segundo a especialista, o truque é optar por águas termais em spray, podendo deixá-las na geladeira e borrifar no rosto várias vezes ao dia ou após as atividades físicas.

Para cicatrização e pós-procedimentos

Por conta da concentração e sinergia de oligoelementos, cujos componentes são importantes na ação anti-inflamatória e cicatrizante, reparando a barreira cutânea e induzindo a a comunicação celular através de substâncias, a água termal consegue melhorar a capacidade de regeneração da pele.

“Por esse motivo, ela é muito usada nos pós-procedimentos no consultório dermatológico, como pós-lasers e pós-peelings”, esclarece Padovan.

Além disso, ela é usada também para tratamentos de eczemas e hipersensibilidade cutânea.

“Algumas águas termais contam com selênio, zinco e silício, que atestam uma melhora de reparadores de barreira cutânea, refazendo o tecido cutâneo e, em simultâneo, estimulando uma cicatrização mais rápida do que o habitual”, clarifica a médica.

Em caso de queimaduras solares, com exceção de quadros de segundo ou terceiro grau, apresentando apenas vermelhidão, o uso da água termal é indicado e pode ser feito de 3 a 4 vezes ao dia, pois, segundo a profissional, ajuda no alívio da sensibilidade e ardência.

Para regenerar a derma, ajudar no processo cicatricial e proteger a área lesionada, a médica ainda recomenda associar a água termal a hidratantes fisiológicos à base de Nutriomega 3, 6, 7 e 9, de ceramidas, de vitamina E, de manteiga de Karitê e de ácido pantotênico.

Ajuda a amenizar as olheiras

Para esse uso, a embalagem deve ficar na geladeira por alguns minutos e, em seguida, deve ser realizada uma compressa sobre a região abaixo dos olhos.

“A temperatura fria em associação aos ativos calmantes estimula a vasoconstrição, diminuindo o aspecto das olheiras. Esse processo pode anteceder o tratamento com cremes ricos em peptídeos, ácido hialurônico, antioxidantes associados a retinol e ácido kójico”, especifica a médica.

Hidratação

Se você ama skincare, aposto que você conhece muito bem esse benefício.

Peles que sofrem com desidratação quando estão em ambientes muito secos, como, por exemplo, em uma sala com ar condicionado, podem melhorar sua hidratação com o uso da água termal.

“O tempo seco ajuda a retirar lipídeos e estimula a evaporação de água, o que diminui a hidratação da pele”, explica Padovan.

É possível usar a água termal como uma estratégia para prevenir e diminuir o efeito jet lag, quando em viagens de avião, pela pressurização da cabine e pelo ar condicionado, onde a pele fica mais ressecada e com aparência mais cansada.

*Informações Alto Astral