ACIF, Prefeitura de Franca e Sebrae-SP definem próximos passos da FBR 2024

  • Robson Leite
  • Publicado em 14 de dezembro de 2023 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Trinta indústrias do setor calçadista local foram selecionadas a participarem, após chamamento público encerrado em novembro

A gerente regional do Sebrae-SP, Iroá Arantes, o prefeito Alexandre Ferreira, e o presidente da ACIF, Fernando Rached Jorge (Foto: Lucas Monteiro – Divulgação/ACIF)

A ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), a Prefeitura de Franca e o Escritório Regional do Sebrae-SP se reuniram na tarde de terça-feira, 12, a fim de definirem os próximos passos da realização da FBR 2024: Rodada de Negócios Internacionais que reunirá 30 empresas do setor calçadista local e 30 importadores da de oito países, em prol do fomento às exportações.

No encontro, temas como a abertura do evento, logística de transporte dos importadores, gestão orçamentária, patrocínios e expectativas foram abordados.

“Estamos trazendo importadores de toda a América do Sul. Gente que importa muito calçado, que tem condição de pagar ao fabricante o calçado que ele importar e gente que tem credibilidade no mercado”, disse o prefeito de Franca, Alexandre Ferreira.

“Em contrapartida, nossos fabricantes darão absoluta certeza a esses compradores de que eles conseguem manter os preços e entregar o produto em tempo hábil, com a qualidade necessária”, afirmou.

Crescimento do evento

Em razão do planejamento apresentado durante o encontro, o presidente da ACIF, Fernando Rached Jorge, acredita no crescimento da Rodada para o próximo ano.

“A FBR chega à sua 3ª edição com maturidade e bons resultados. Se em 2021 a projeção de negócios se estabeleceu em R$ 6,2 milhões nos 6 meses seguintes à realização do evento, este ano o valor previsto pelas fábricas participantes chegou a R$ 11,2, o que gera boas expectativas para a edição de 2024.”

De acordo com a gerente regional do Sebrae-SP, Iroá Arantes, a FBR tem um papel importante na ampliação de novos ‘players’ na pauta exportadora local.

“A FBR acaba sendo um degrau para que a Micro e Pequena Empresa possa entrar no mercado internacional. É uma importante oportunidade para que elas estejam junto a importadores de diversos países e outras empresas que já têm a cultura da exportação. Dessa maneira, é possível a abertura de novos mercados para que essas empresas possam aumentar sua produtividade e faturamento”, diz.

Sobre a FBR 2024 

Realizada pela ACIF, Prefeitura de Franca e Sebrae-SP, a FBR 2024 acontecerá nos dias 2, 3 e 4 de abril, no Espaço Cedro.

O evento vai contar com a participação de 30 empresas do setor calçadista local e 30 importadores de oito países da América Latina: Bolívia, Chile, Colombia, Costa Rica, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.

A FBR 2024 conta o patrocínio da Intercargo, Race Tranportes, Travelex, Tecnogi, Credimogiana, BoxPrint, Morada Inn e Espaço Cedro.

Apoiam institucionalmente a inciativa o Sindifranca, Abicalçados, Francal, Associação Comercial de São Paulo, Ciesp, Facesp, Ibrei, InvestSP e Senai.


+ Economia