Ácido glicólico nos pés: Saiba como ele pode te ajudar a manter os pés lindos

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 22 de setembro de 2022 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Além de ter uma falta de hidratação, a pele dos pés sofre com o atrito dos calçados, fazendo com que ela se torne mais grossa e tenha um maior risco de rachar

O ácido glicólico ajuda a manter os pés hidratados e macios – foto Freepik

 

Em razão do início da primavera, dias mais quentes estão por vir e, com eles, a vontade de calçar sapatos arejados, como as sandálias.

Além de ter uma falta de hidratação, a pele dos pés sofre com o atrito dos calçados, fazendo com que ela se torne mais grossa e tenha um maior risco de rachar.

Para cuidar dos pés durante a estação, é indicado o uso de ácido glicólico, uma nova tendência de skincare corporal.

“Ele é um alfa-hidroxiácidos (AHA) que, através da esfoliação química, vai promover a descamação da pele, estimulando a troca e a renovação celular. Isso é capaz de deixar o local mais liso e hidratado. Pode ser utilizado em formulações tópicas, puro ou em associações”, explica a dermatologista Fernanda Porphirio, da Clínica Vanité, em São Paulo.

“A ação querolítica (com função anti-inflamatória, antibacteriana e esfoliante) estimula a renovação celular e auxilia na hidratação”, completa a especialista em Dermatologia e Estética pelo New York Cosmetic, Skin & Laser Surgery Center.

Em caso de fissuras nos calcanhares, a dermatologista alerta: “Se você tiver alguma, tome cuidado, pois ele pode ressecar a pele”.

“O ideal é utilizar uma medicação para tratar as fissuras e associá-la com alguma outra substância hidratante. Contudo, o ácido glicólico irá exercer a função de emoliente e seu efeito será potencializado com a aplicação de ureia, em paralelo. A recomendação é que pode ser utilizado diariamente”.

Além disso, ela pontua que o ácido glicólico não pode ser utilizado em pessoas alérgicas, grávidas e puérperas. “Evite também áreas com feridas, pois pode causar ardência”, finaliza.

*Informações Boa Forma